Cidades
Katia Miki inaugura creche no bairro São João
Este ano serão 60 vagas e a expectativa é de passar de 100 em 2027
01/06/2026 13:48:13
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, inaugurou nesta segunda-feira (1º) a Creche Municipal José Duque de Freitas, no bairro São João. Ao assumir o cargo, em 2025, ela estabeleceu como prioridade a conclusão de obras que eram aguardadas pela população. Em abril, a prefeitura reativou a Escola Municipal Jehovah Santos, que estava fechada havia seis anos, e entregou a Creche Municipal José Duque de Freitas.
“A prefeita nos deu a missão de potencializar a nossa educação infantil. Na última semana entregamos uma creche no distrito da Califórnia e hoje temos o prazer de inaugurar este novo equipamento, que atenderá moradores dos bairros São João, Caixa D’Água, Carlos de Queiroz e localidades próximas”, disse o secretário de Educação, Flávio Horta Jr.
A creche vai atender crianças de 4 meses a 3 anos. Este ano serão 60 vagas, mas, segundo ele, a meta é oferecer mais de 100 estudantes no próximo ano letivo.
A inauguração teve a presença de vereadores como o presidente da Câmara Municipal, Rafael Couto, e Luiz Felipe Ludi, autor da lei que deu à creche o nome de José Duque de Freitas. A família foi representada pela filha dele, Therezinha Duque.
Encerrando a solenidade, Katia Miki destacou que a inauguração da creche representa um investimento direto no futuro das crianças e na qualidade de vida das famílias barrenses, especialmente das mulheres que precisam conciliar maternidade e trabalho.
“Uma creche é um espaço onde as crianças aprendem, se desenvolvem e recebem todo o cuidado necessário. Mas também representa uma oportunidade para que as mães possam trabalhar com mais tranquilidade, sabendo que seus filhos estão em um ambiente seguro e acolhedor. Se existe algo que me motivou a entrar para a política foi a vontade de apoiar e construir políticas públicas que beneficiem principalmente as mulheres”, afirmou a prefeita.
Katia Miki ressaltou ainda que iniciativas voltadas para a primeira infância geram impactos positivos para toda a família, fortalecem a educação das crianças e contribuem para o desenvolvimento social do município. “Quando investimos nas mulheres, toda a família é beneficiada. Investir em creches é investir na autonomia das mulheres, é oferecer mais segurança para que elas possam buscar seus objetivos e cuidar de suas famílias. Mas também é investir na educação das nossas crianças desde os primeiros anos de vida, garantindo oportunidades, aprendizado, desenvolvimento e um futuro melhor para cada uma delas. Hoje estamos dando mais um passo para que a vida das mulheres barrenses e das nossas crianças seja cada vez melhor”, concluiu.
Também estiveram presentes na inauguração o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Cristiano Almeida; a secretária municipal de Obras Públicas, Maria Ilma de Andrade; os vereadores Pedrinho ADL, João Paulo Novaes e Elves Costa; além do presidente da Associação de Moradores do Bairro São João, Josimar do Nascimento e do diretor da creche, Rogério dos Santos. (Foto: Divulgação)