Cidades
Katia Miki cria Sistema de Integridade e Controle Interno
12/06/2025 15:21:59A Câmara de Barra do Piraí aprovou, em primeira votação, a mensagem da prefeita Katia Miki que cria uma nova estrutura de controle interno para organizar melhor a administração municipal, fiscalizar os gastos, evitar desperdícios e trabalhar em prol do combate à corrupção. A proposta não aumenta os gastos da prefeitura, segundo o governo municipal.
O valor previsto no impacto financeiro mostra apenas o limite máximo de custo, caso todos os cargos da estrutura fossem ocupados ao mesmo tempo — o que não acontece na prática. Hoje, por exemplo, menos da metade dos cargos comissionados existentes está sendo utilizada.
Além disso, a nova estrutura cria cargos efetivos de Auditor do Município, que serão preenchidos por concurso público. Ou seja, é um modelo que valoriza a qualificação técnica e reduz a dependência de cargos comissionados.
O controlador do Município, Bernard Gama Botelho, disse que o impacto previsto é de apenas 0,25% do orçamento — um valor pequeno diante da economia que a estrutura vai gerar. “Essa lei traz um impacto muito pequeno para o orçamento municipal. É um investimento que ajuda a economizar, porque estrutura melhor o controle dos gastos públicos, evita fraudes, melhora a fiscalização e corrige falhas antes que elas virem prejuízo”, destacou.
A prefeita disse estar confiante para aprovação em segunda votação. “Essa lei coloca Barra do Piraí no caminho das boas práticas de gestão, seguindo o que recomenda a nova Lei de Licitações e os órgãos de controle do país. É um passo importante na reconstrução do nosso município. Os barrenses não suportam mais conviver com uma má administração municipal”, disse Katia. “Estamos colocando a casa em ordem e cuidando melhor do dinheiro público. O compromisso do nosso governo é trabalhar com mais transparência, fiscalização e menos desperdício”, acrescentou. (Foto: Divulgação)