sábado, 19 abril 2025
Whatsapp | (24)99202-0053

Política

José Iran Peixoto é absolvido em processo da Lava Jato

Justiça não vê provas contra o ex-secretário estadual de Obras

19/07/2024 19:04:52

A juíza federal Caroline Vieira Figueiredo, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, absolveu o ex-secretário estadual de Obras, José Iran Peixoto, em um processo movido pelo Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da operação Lava Jato, no Rio de Janeiro, no qual o ex-secretário foi acusado por meio de uma delação premiada. Na sentença, promulgada no último dia 16, a magistrada salientou que a “legislação brasileira impõe à figura do colaborador premiado uma série de obrigações”, entre elas que “deve apresentar provas autônomas aptas a corroborar o seu depoimento, pois a mera declaração é insuficiente para uma condenação”.

Segundo a juíza, a acusação contra José Iran contava apenas com a versão dos delatores, “desacompanhada de qualquer prova”, salientou. “Sendo, assim, rejeitada pela sentença, que reconheceu a ausência de prova autônoma de corroboração e nem poderia ser diferente, pois não houve conduta criminosa”, acrescentou.

A magistrada apontou ainda que foram constatadas incoerências nas declarações dos delatores. “Como se não bastasse, a partir dos documentos produzidos pela defesa, a sentença destacou, ainda, as incoerências das declarações dos colaboradores”, afirmou Caroline Vieira Figueiredo.

Os advogados de defesa de José Iran - os advogados Pedro de Albuquerque e Sá e Diego Fernandes do Valle - afirmaram em comunicado que “receberam com alegria” a sentença da 7ª Vara Federal Criminal. “A legislação foi aplicada de maneira correta e, com isso, se fez justiça a José Iran Peixoto Junior que, diga-se, jamais respondeu a qualquer outra ação penal, tampouco improbidade administrativa, e que tem uma longa e vitoriosa carreira na iniciativa privada e também no serviço público”, afirmaram os advogados. (Foto: FOCO REGIONAL / Arquivo –16/03/2017)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

14:44 Polícia