terça-feira, 21 maio 2024
Whatsapp | (24)99901-1961

Cidades

Inea solta jaguatirica no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença

Animal foi encontrado na BR-393

24/04/2024 17:46:16

Resgatada há cerca de três meses em uma via expressa entre Barra do Piraí e Vassouras, uma jaguatirica fêmea adulta está de volta em casa. Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram nesta quarta-feira (24), a soltura do animal nas proximidades do Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença.

Ameaçada de extinção, a jaguatirica (Leopardus pardalis) foi atropelada na BR-393 (Lúcio Meira). Bombeiros que passavam pelo trecho efetuaram o resgate do felino com apoio do Comando de Polícia Ambiental (CPAm).

Muito ferida, a jaguatirica foi levada ao hospital veterinário de uma universidade particular, onde recebeu tratamento. “Ela foi encontrada muito machucada, resgatada, se recuperou e agora está voltando para casa”, ressaltou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

A jaguatirica é um felídeo de porte médio, solitário e de hábitos noturnos, que se alimenta de roedores, répteis, aves e peixes, preferindo caçar à noite.

Com 5.952,58 hectares de área de Mata Atlântica, o Parque Estadual da Serra da Concórdia abrange partes dos territórios de Valença e de Barra do Piraí. A unidade de conservação foi criada com o objetivo de assegurar a preservação de remanescentes de Mata Atlântica, dos rios da região e integrar corredores ecológicos que assegurem a preservação da diversidade biológica local. (Imagem: Reprodução)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

13:50 Esporte