quarta-feira, 03 março 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Estado

Idosos são enganados com falsa aplicação de vacina em duas cidades do RJ

Técnicas de enfermagem foram afastadas

16/02/2021 07:53:24

Duas técnicas de enfermagem foram afastadas de suas funções, em Petrópolis e Niterói, por fingirem enganar idosos na aplicação da vacina contra a Covid-19. Em ambos os casos, parentes dos idosos registraram em vídeo que eles não foram imunizados.

Em Petrópolis, o caso aconteceu no posto de vacinação montado em uma universidade da cidade, no primeiro dia em que a imunização começou a ser feita em idosos acima de 90 anos.  A prefeitura de Petrópolis confirmou que a seringa utilizada estava vazia no momento da aplicação.

Após a denúncia e um vídeo viralizar nas redes sociais, equipes da secretaria de Saúde da cidade fizeram contato com a família e a idosa foi vacinada com a dose contra a Covid-19, segundo a prefeitura.

A técnica de enfermagem, que foi filmada no momento da falsa aplicação, foi afastada. Ela seria ouvida na segunda-feira (15), em um procedimento interno. Segundo a prefeitura, a profissional é contratada para realizar a imunização na cidade.

Em Niterói, o vídeo mostra o momento em que a técnica insere a seringa, mas não aplica a dose em um idoso. De acordo com a prefeitura de Niterói, a enfermeira foi afastada da função e será investigada pela Secretaria Municipal de Saúde.

"A família do idoso foi imediatamente contatada e acolhida. Uma visita foi agendada para o mesmo dia, no qual o médico e a enfermeira responsável realizaram a aplicação da vacina na casa do idoso", disse a prefeitura, em nota.

Na capital fluminense, os profissionais que aplicam a vacina foram orientados a mostrar a seringa sendo cheia de imunizante antes da aplicação, a fim de evitar fraudes e dar mais segurança no processo. Além disso, familiares são autorizados a filmarem e fotografarem o momento da vacinação.

Desde o começo da vacinação, em pelo menos outras quatro cidades do país houve denúncias semelhantes: no Rio de Janeiro, Goiânia, Maceió e Salto (SP).

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:42 Cidades