Nacional
IBGE vai contratar mais de 39 mil temporários
Maior parte das vagas será destinada ao cargo de recenseador
12/01/2026 14:57:50
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi autorizado a contratar, temporariamente, 39 mil pessoas por tempo determinado para atender suas necessidades temporárias de excepcional interesse público, conforme previsto em lei. O número elevado de vagas está diretamente ligado à dimensão dos censos que o IBGE pretende realizar. São pesquisas que exigem grande estrutura operacional, com equipes espalhadas por todo o país para coletar dados diretamente com a população.
Esse tipo de trabalho é intenso, mas temporário. Ocorre em períodos específicos e, por isso, o instituto costuma reforçar o quadro com contratações por tempo determinado sempre que precisa executar levantamentos de grande magnitude.
Segundo a portaria que autorizou a contratação, publicada em dezembro, os profissionais selecionados vão atuar na operacionalização de dois censos. Um é o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, voltado à coleta de informações sobre a produção no campo. O outro é o Censo da População em Situação de Rua, que busca mapear um grupo que exige metodologia própria e abordagem diferenciada.
A maior parte das vagas será destinada a recenseadores, responsável pela coleta de dados. Apenas para essa função, estão previstas 27.330 oportunidades. As demais serão distribuídas entre funções operacionais e de apoio.
O número de vagas por função já foi estabelecido, mas as atribuições detalhadas de cada cargo devem constar apenas no edital, que ainda não foi publicado. O IBGE tem até seis meses, contados a partir da publicação da portaria, para divulgar o edital de abertura das inscrições — ou seja, até o mês de maio. Para ser contratado, será necessário passar por um processo seletivo simplificado.
Atualmente, o IBGE mantém outro processo seletivo temporário em andamento, com 9.580 vagas para os cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento e Supervisor de Coleta e Qualidade. Com informações do g1. (Foto: Agência Brasil / Tânia Rêgo)