terça-feira, 18 maio 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Hemonúcleo de BM vai abrir neste sábado

Estoque do banco de sangue é crítico

08/04/2021 16:19:51

O Hemonúcleo de Barra Mansa, localizado na Rua Pinto Ribeiro, ao lado da Santa Casa de Misericórdia, no Centro, vai funcionar neste sábado (10), das 7h às 11h. O objetivo é conseguir repor o estoque do armazenamento de bolsas de sangue da unidade, que está em estado crítico.

Segundo a coordenadora Thais Mendes, o número de doações tem sido extremamente abaixo do esperado. “Decidimos abrir neste sábado para tentar fazer uma captação maior de bolsas, já que nas últimas duas semanas foram muito baixas”, confirmou.

A unidade destaca que uma única doação pode salvar até quatro vidas. O sangue é insubstituível e, por isso, é importante manter os estoques sempre abastecidos e não apenas quando um conhecido necessita de doação. 

Os tipos sanguíneos O positivo e A positivo são os que têm estoques mais baixos. “A dificuldade de manter o setor regularizado se dá pela baixa de doadores espontâneos, pois a nossa rotina é composta mais pelo público de doadores de reposição, ou seja, eles vêm doar porque algum conhecido ou familiar está precisando”, afirma Thais.

O Hemonúcleo é responsável pelo abastecimento de vários hospitais, como Santa Casa, Casa de Saúde Santa Maria, Hospital da Mulher, Hospital de Valença, Hospital Dr. Luiz Pinto, de Rio das Flores, e Clínica de Hemodiálise de Valença. Com o estado crítico é quase impossível o reabastecimento de todos. (Foto: Chico de Assis)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:08 Polícia