Internacional
Hamas liberta 24 reféns; Israel solta 39 palestinos
Negociação de trégua de 4 dias durou mais de um mês
24/11/2023 17:19:45No primeiro dia da trégua entre o Hamas e o governo de Israel, 63 pessoas foram trocadas dentro do acordo que estabeleceu um acordo de quatro dias de cessar-fogo. O Hamas libertou 24 pessoas: 13 mulheres e crianças israelenses, além de 10 cidadãos tailandeses e um das Filipinas. Já Israel libertou 39 palestinos – inclusive menores – que estavam presos no país antes do início do conflito. Os números foram confirmados pelo Ministério de Relações Exteriores do Catar, que intermediou o acordo.
Os reféns do Hamas foram entregues à Cruz Vermelha, que coordenou a operação, atravessando a fronteira entre Gaza e o Egito pela cidade de Rafah. No Egito, em um local não divulgado, helicópteros do exército Israel receberam o grupo, que foi atendido por médicos e especialistas em comunicação com reféns. Dali foram então levados de volta a Israel.
Os libertados pelos israelenses estão presos, inclusive os menores de idade. Nenhum deles chegou a ser julgado. Eles eram aguardados por parentes na Cisjordânia. (Foto: Divulgação)