Educação
Há 2 anos escola de VR aguarda reforma prometida pela prefeitura
14/03/2024 17:13:44Há dois anos, a Escola Municipal Mariana Carraro, no bairro Mariana Torres, está à espera de uma prometida reforma feita pela prefeitura de Volta Redonda. Em abril de 2022, o FOCO REGIONAL mostrou a situação do imóvel. Naquela ocasião, a Secretaria Municipal de Educação informou que estava em andamento um processo de licitação não somente para reforma, mas também para ampliação, e que o início das obras deveria ocorrer em maio daquele ano.
No entanto, nada mudou na escola – exceto a deterioração do prédio, que continua. Fotos encaminhadas pelo pai de aluno Dhiogo Karrupt (veja outras abaixo), comprovam a precariedade do colégio. Falando em nome dos pais, ele reforça que o número de alunos – que já passou de 100 – segue diminuindo. Hoje seriam 72, mas a própria direção já informou aos pais que seriam somente 40. O certo é que a perda de alunos começou a partir de 2019.
“É uma boa escola, com bons professores e boa direção, mas está perdendo alunos devido às preocupações dos pais em deixar a criança num prédio nesse estado assustador. Com o fim do ensino integral, vários outros pais tiraram os filhos, porque precisam trabalhar. Liguei para a Secretaria de Educação, falaram para mim que a escola não está no estado apropriado para ter o integral de volta”, diz ele.
Emergencial – A justificativa da prefeitura para situação da Mariana Carro é que a empresa que ganhou a licitação para fazer a obra abandonou o contrato antes mesmo de começar o serviço. Não foi explicado o motivo da demora em providenciar outro procedimento.
Agora, a promessa da Secretaria de Educação é fazer um “reparo emergencial” para sanar os problemas mais graves. A redução do número de alunos, segundo a pasta, vai provocar “alterações no projeto original”, ou seja – a esperada ampliação não está nos planos. Ainda não foi marcado quando os reparos emergenciais terão início. (Fotos: Dhiogo Karrupt)