quarta-feira, 12 junho 2024
Whatsapp | (24)99901-1961

Política

Guto Nader defende Tarifa Zero em Pinheiral

‘É plenamente possível’, diz pré-candidato a prefeito

14/05/2024 10:08:12

O pré-candidato a prefeito de Pinheiral Guto Nader (MDB) afirmou nesta terça-feira (14) que considera “plenamente possível” a implantação de um programa Tarifa Zero na cidade. A afirmação foi feita depois de ele se reunir com um grupo de apoiadores e especialistas que estão ajudando na montagem de seu plano de governo, ao tratar de uma das questões consideradas mais problemáticas na cidade, que é o transporte público.

“Eu tenho ficado cada vez mais preocupado com o grave problema enfrentado pela população de Pinheiral no que diz respeito ao transporte público. Tenho afirmado em todos os lugares por onde passo que a implantação do Tarifa Zero é plenamente possível e vai ajudar a resolver esse problema crônico. Estou tão convicto disso que fiz questão de registrar essa ideia em cartório logo no início do ano, reafirmando meu total compromisso com o assunto o qual defenderei como principal plataforma caso nossa candidatura seja confirmada”, disse Guto.

Segundo ele, o município tem recursos disponíveis para a iniciativa: “Entre os fundos de participação, Pinheiral recebe os chamados royalties de minério, que pouca gente conhece. Se for aplicado de maneira correta, esse recurso pode ser disponibilizado para custear o projeto e ainda sobra dinheiro”.

Um dos participantes da reunião com o pré-candidato foi Antônio César e Silva, o Tuca, administrador de empresas especialista em qualidade industrial, que já foi secretário de desenvolvimento econômico de Barra Mansa, diretor da Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro) e presidente do IPEM-RJ (Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro).

“De acordo com os números apresentados no primeiro quadrimestre deste ano e, se tudo correr dentro da normalidade, há uma projeção de arrecadação de cerca de R$ 3,6 milhões até o fim de 2024 desse recurso específico correspondente aos royalties do minério. Em nossas consultas prévias e estudos, levando-se em consideração o modelo do Tarifa Zero que o nosso pré-candidato está apresentando para Pinheiral, o custo anual total não deve ultrapassar a marca de R$ 2,5 milhões. Como o próprio Guto disse e os números comprovam, dá para fazer com sobras', reforçou Tuca. 

André Lemos, ex-secretário de Urbanismo, Habitação e Regularização Fundiária de Pinheiral, que coordenou a criação do Plano de Mobilidade Urbana do município, destacou ser fundamental a criação de um modelo de gestão da mobilidade urbana, colocando no centro da discussão o ônibus com tarifa zero: “Um dos grandes gargalos do transporte público de Pinheiral é a forma como ele é gerido, dadas as suas particularidades geográficas, seja por conta de as vias serem estreitas, seja pela dificuldade de se levar os veículos até bairros como Cruzeiro, Palmeiras e Parque Maíra, que são extremamente populosos e dos que mais possuem usuários do transporte coletivo. O principal desafio é desenhar um novo modelo que consiga contemplar não só o corredor principal que passa pela Avenida Nilton Pena Botelho e rua Nini Cambraia, por exemplo, como também se possa acessar com eficiência esses bairros, o que pode acontecer até mesmo com veículos de menor porte, de acordo com a demanda e horários”, ressaltou Lemos.  (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:22 Esporte