Estado
Governador muda comando da Polícia Civil e Defesa Civil do Rio
Felipe Curi e Tarciso Salles Júnior, respectivamente, assumem os cargos
02/09/2024 18:57:11O governador do Rio Cláudio Castro demitiu nesta segunda-feira (2) o chefe de Polícia Civil, Marcus Amim, e o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Leandro Monteiro. Eles foram comunicados pessoalmente pelo chefe do Executivo em reunião no Palácio Guanabara. Os motivos não foram divulgados – o estado não havia se pronunciado até o momento desta publicação, mas estariam relacionados, no caso da Polícia Civil, à insatisfação de Castro com a segurança pública. Os cargos serão assumidos, respectivamente, por Felipe Curi, que estava na direção do Departamento de Homicídios, e pelo coronel Tarciso Antônio de Salles Junior, atual corregedor-geral da Secretaria de Saúde.
Amim estava no cargo há 10 meses (assumiu em 19 de outubro do ano passado). Para que ele pudesse ser nomeado, foi preciso a aprovação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa para permitir delegados com menos de 15 anos na função assumirem cargos no comando da Secretaria de Polícia Civil.
Em quatro anos, esta é a quarta troca de comando da Polícia Civil. Antes de Amim, passaram pelo cargo José Renato Torres (por apenas 21 dias), Fernando Albuquerque e Allan Turnowski. (Foto: Divulgação)