domingo, 05 dezembro 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Gacemss completa 76 anos

Comemoração teve música, artes plásticas, teatro e dança

18/11/2021 18:49:57

O Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), um dos ícones do segmento de cultura da região, reabriu suas portas na noite da quarta-feira (17) para comemorar seus 76 anos de fundação. Um número restrito de convidados, ainda devido às precauções em relação ao coronavírus, participou de uma espécie de reencontro: o cenário escolhido foi a entrada do Teatro Gacemss 1 e a calçada do Premium Café.

Música, artes plásticas, teatro e dança fizeram parte da programação. A noite de comemoração teve início com uma apresentação musical, emoldurada pelas obras de arte do acervo do grêmio. O diretor Financeiro, Administrativo e de Patrimônio, Ignácio Gesualdi, acompanhado do violonista clássico Matheus Maciel, alegrou os diretores, conselheiros, funcionários e professores presentes com a música popular brasileira.

Em seguida a professora e diretora da Cia de Teatro Arte em Cena, Stael de Oliveira, há 22 anos no grêmio, apresentou, na escada do Teatro, seu monólogo “No Circo da Vida... O Artista é a Alma da Cena!”.  A intervenção teatral refletiu sobre o artista e suas diversas faces e emocionou a todos.

“O Gacemss é o lugar que nos permite crescer, criar, construir, seguir. Espaço que nos alimenta de arte e cultura, mas é o amor envolvido que nos faz ficar. Cresci, me criei, construí. Posso seguir, mas escolho ficar, pois o Gacemss é o meu lar!”, disse Stael, comovida.

Na concepção da performance estiveram Beatriz Bastos (na maquiagem), Lucas Guimarães (na iluminação) e o também professor da companhia, Igor Andrade (na sonoplastia).

Para fechar a noite muito especial o Ballet Gacemss fez uma performance artística, também na escada de acesso ao teatro, preparada exclusivamente como um presente para o grêmio. “Entre Atos é uma referência às várias gerações que neste palco dançaram, através dos degraus da escada e da beleza que a arte proporciona ao promover o entrelaçar de suas vertentes, através das trajetórias desenvolvidas pelos artistas bailarinos em cena. Entre Atos, ao mesmo tempo, que conta uma história de amor, companheirismo e cumplicidade, enaltece o que há de mais precioso tanto para o Ballet Gacemss quanto para o Gacemss: o fazer artístico”, destacou Izabel Santos Leal, professora e diretora do Ballet Gacemss, há 26 anos no grêmio. Izabel esteve acompanhada dos bailarinos Melissa Lima, Paulo Vitor de Carvalho e Beatriz Vianna.

“Vivemos tempos difíceis com essa pandemia e mesmo assim nos fortalecemos ainda mais para continuarmos nossa trajetória. Os desafios são muitos, mas o entusiasmo e a paixão pela instituição nos fazem crer que tudo vale à pena. Estamos ansiosos para reabrir as portas do nosso Gacemss e continuarmos a levar alegria, humor, arte e cultura para tornar mais leve tudo que vivemos”, declarou a presidente Adriana Laureano Mussel. (Fotos: Divulgação)

Gacemss completa 76 anos

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:36 Cidades

close