Política
Feira da Roça de Quatis vira Patrimônio Cultural Imaterial do estado
Projeto de Jari foi sancionado pelo governador Cláudio Castro
22/07/2024 16:44:08A Feira da Roça de Quatis agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A lei de autoria do deputado estadual Jari Oliveira (PSB), que dá o título ao principal evento do município, realizado há 38 anos, foi sancionada pelo governador Cláudio Castro.
O tradicional evento ocupa uma área de mais de 14 mil metros quadrados, com capacidade para receber cerca de 30 mil pessoas. A feira, que se tornou símbolo da cidade, acontece em dois domingos no mês. São montadas barracas com comidas e produtos típicos da região, com apresentação de brincadeiras e danças folclóricas, shows de artistas locais e um grande baile de forró, que começa no início da tarde e vai até a noite.
A Feira da Roça, organizada pela Associação da Feira da Roça de Quatis, recebe visitantes de cidades vizinhas e os produtores locais aproveitam para expor e vender produtos como cachaças, linguiças, mel, verduras, frutas e legumes.
“O reconhecimento de bens imateriais é uma das maneiras de manter vivas as memórias e histórias de uma localidade”, explicou o deputado Jari.
Ele lembrou que a feira é um ponto de comércio para os produtores rurais da região, além de palco de manifestações culturais. “A Feira da Roça de Quatis merece ser reconhecida como patrimônio do estado, já que é uma tradição que tem passado de geração a geração e causa um sentimento de identidade na população”, prosseguiu o parlamentar. (Foto: Arquivo / Divulgação)