Polícia
Extração ilegal de areia: PF cumpre mandados em Volta Redonda
02/06/2026 10:49:45A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (2), a Operação Extrato, com o objetivo de investigar a prática de crimes ambientais e contra a ordem econômica relacionados à extração ilegal de areia às margens do Rio Paraíba. Foram expedidos pela Justiça um mandado de prisão e dois de busca e apreensão em endereços ligados a investigados, nos bairros Jardim Mariana e Água Limpa, em Volta Redonda.
Além de medidas cautelares pessoais, expedidas pela 3ª Vara Federal de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, há determinação judicial para destruição do maquinário utilizado na atividade ilícita, bem como para a destinação adequada da areia apreendida, em razão de sua origem irregular. A ação conta com apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
As investigações tiveram início a partir de uma ocorrência registrada no ano passado, ocasião em que dois homens foram presos em flagrante no momento em que realizavam a extração de areia sem autorização dos órgãos competentes. A partir desse fato, foram desenvolvidas diligências que permitiram identificar, segundo a PF, a possível existência de um esquema estruturado de exploração ilegal de recursos minerais, com a participação de diversos envolvidos.
“Os elementos já reunidos indicam a atuação de um grupo ligado à extração e comercialização irregular de areia, inclusive com indícios de organização para viabilizar a atividade ilícita, utilização de maquinário e possível vínculo com empresas do setor”, informou a PF em nota.
A operação visa arrecadar novos elementos de informação capazes de elucidar completamente o esquema criminoso, identificar sua dinâmica de funcionamento, bem como identificar outros eventuais envolvidos e possíveis crimes conexos. (Foto: Polícia Federal)