Cultura
Espetáculo “Voz Surda” será apresentado em Valença
Relação entre oprimido e opressor é tema da peça da Cia Coletivo Sem Órgãos
28/11/2024 12:09:46Dois empregados planejam matar o patrão. Este é o ponto de partida do espetáculo teatral “Voz surda”, que será apresentado nesta sexta-feira (29), em Valença. A montagem, da Cia Coletivo sem Órgãos, é uma dramaturgia autoral de Rodrigo de Todos os Santos, construída durante o processo de ensaio e livremente inspirada na peça “As criadas”, do dramaturgo francês Jean Genet. O espetáculo será encenado às 20h, no Teatro Sesc Rosinha de Valença.
“O espetáculo propõe discutir as relações e situações que o corpo preto-periférico encontra em ambientes de trabalhos subalternos, levando em consideração as situações cotidianas, vivenciadas por pessoas que prestam serviços em casas e outros ambientes em que existe uma relação de poder e opressão explícitos”, afirma Rodrigo de Todos os Santos, diretor do espetáculo.
O nome do espetáculo é inspirado no artigo “Pode o subalterno falar”, da filósofa indiana Gayatri Spivak. No estudo, Spivak explica que em muitos momentos, nas relações de trabalho, o patrão parece induzir o funcionário a dizer as questões que lhe incomodam naquele ambiente.
A Cia Coletivo Sem Órgãos, fundada em 2015 no Méier, Rio de Janeiro, busca explorar poéticas do cotidiano. O espetáculo "Voz Surda" resultou de uma investigação sobre relações interpessoais em trabalhos subalternos. (Foto: Divulgação)
Serviço
Espetáculo ‘Voz Surda’
29/11 – Teatro Sesc Rosinha de Valença (20)