Especiais
Eleições neste domingo: horário de votação vai de 8 às 17h
Eleitores vão escolher deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República
01/10/2022 20:47:31O Brasil vai às urnas neste domingo para eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. O horário de votação, em todo o país, será de 8 às 17 horas (horário de Brasília).
Na região Sul Fluminense (incluindo a Costa Verde), são cerca de um milhão de eleitores em condições de votar, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O maior colégio eleitoral da região é Volta Redonda, com 225.799 eleitores aptos a dar o seu voto. Em seguida aparecem Barra Mansa (135.565), Angra dos Reis (132.701) e Resende (97.051).
É importante saber a ordem de votação na urna eletrônica. A eleição deste ano para presidente da República é a mais tensa desde a redemocratização do país, assunto que tem dominado as conversas e provocado debates bem acalorados entre os apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, a escolha do próximo presidente é a última parte da votação.
A ordem na urna eletrônica é a seguinte: deputado federal (que tem 4 números); deputado estadual (com 5 números); senador (com 3 números); governador (2 número) e, só então, presidente da República (também com 2 números).
É importante lembrar que a urna eletrônica vai permitir ao eleitor conferir cada voto antes de confirmar. O TSE orienta que os eleitores leiam com atenção na tela o cargo que está sendo indicado para evitar digitar o número errado. Se o número de um deputado estadual for digitado no campo “deputado federal”, por exemplo, a urna entenderá que o eleitor que anular o voto.
Outra orientação é que eleitor leve a famosa "colinha eleitoral" com os números na ordem da votação. É importante que ela seja em papel, já que não será permitido entrar com celulares na hora da votação, assim como outros equipamentos que possam comprometer o sigilo do voto, como tablets e câmeras fotográficas.
Caso você tenha dúvidas do seu local de votação, clique neste link e veja na página do TSE onde você vai exercer o seu direito. (Foto: Divulgação / TSE)