sexta-feira, 14 maio 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Drable destaca novo acordo, mas torna a cobrar colaboração

Comércio seguirá funcionando em horário especial

06/04/2021 20:21:32

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, conseguiu estabelecer um novo acordo com o Ministério Público (MPRJ) para manter o comércio da cidade funcionando. O horário continuará sendo de 10 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e de 9 às 13 horas, no sábado. O prefeito participou de uma teleconferência, no final da tarde desta terça-feira (6), com o Ministério Público (MPRJ), a Defensoria Pública (DPRJ) e a juíza Anna Carolinne Licasalio da Costa, da 1ª Vara Cível de Barra Mansa, que havia determinando à prefeitura, na segunda-feira (5), o fechamento das atividades não essenciais.

Segundo ele, ficou definido que a Secretaria de Saúde apresentará um relatório semanal à Justiça dados sobre a pandemia, incluindo número de contaminados, casos suspeitos e a situação dos hospitais. As atividades não essenciais serão paralisadas somente se a rede regional de saúde registrar 90% de ocupação e a rede municipal chegar a 75% por três dias consecutivos.

O prefeito disse que a manutenção das atividades se dará através de dois esforços distintos: “As pessoas tomarem os cuidados individuais, como o uso da máscara e o distanciamento”, e que a cidade mantenha “a capacidade hospitalar para atender o que adoecerem”.

De acordo com Drable, o ápice da ocupação de leitos em Barra Mansa foi no dia 29 do mês passado, quando chegou a 92% dos leitos, enquanto na segunda-feira (5), caiu para 62%. Ele voltou a afirmar que fechar a maior parte do comércio levaria as pessoas a buscar o comércio poderia levar moradores da cidade a consumir em outras onde a situação é pior. ”Fechar tudo não provocaria segurança epidemiológica maior”, frisou.

Depois de agradecer à Justiça por antecipar a audiência que estava inicialmente marcada para a quinta-feira (8), e que durou cerca de três horas e meia, ele foi mais incisivo ao cobrar a colaboração da população. “Usem o raio da máscara!”, exclamou.

Antes o prefeito de Barra Mansa destacou que a vacinação na cidade tem sido eficiente, embora a quantidade que a cidade recebe seja menor do que o necessário. Ele também voltou a alertar que o fato de os idosos estarem sendo vacinados tem levado os jovens a relaxar nos cuidados. E que a juventude tem sido mais contaminada pelo vírus do que no início da pandemia.

“Construímos um acordo para manter o decreto que publicamos ontem [estendendo o horário atual até o próximo dia 11]. Se conseguirmos diminuir isso [a propagação] vamos poder voltar ao normal”, disse. (Foto: Reprodução)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:56 Educação