segunda-feira, 27 junho 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

Datafolha: Lula mantém liderança e teria 53% dos votos válidos

Prisão de ex-ministro não impacta números de Bolsonaro

23/06/2022 19:24:16

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23) aponta que o ex-presidente Lula (PT) venceria a eleição no primeiro turno para o Palácio do Planalto, se a disputa fosse agora. Conforme o levantamento, ele teria 53% dos votos válidos contra 47% dos demais postulantes ao cargo, entre eles Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição.

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 (quarta-feira) e 23 (quinta), portanto, já absorvendo os impactos da prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro (ele foi loibertado nesta quinta-feira), que não impactou as intenções de voto em Bolsonaro.

O resultado da projeção do primeiro turno traz Lula com 47% das intenções de voto, com Bolsonaro apresentando 28%, enquanto Ciro Gomes (PDT) tem 8%. A pesquisa mostra que a senadora Simone Tebet (MDB), nova aposta da chamada terceira via, não decolou. Ela aparece com 1%, ao lado de Pablo Marçal (PROS) e Vera Lúcia (PSTU), atrás de André Janones (Avante), que tem 2% das intenções de voto.

Felipe D'Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União), Eymael (DC) e General Santos Cruz (Podemos) não chegaram a 1%. Os brancos e nulos hoje seriam Brancos e nulos 7%. Não souberam ou não responderam 4% dos 2.556 eleitores ouvidos presencialmente em 181 cidades de todas as regiões do país. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09088/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos, e o índice de confiança é de 95%.

O cenário atual praticamente repete o panorama da pesquisa anterior, divulgada no dia 26 de maio, quando Lula somou 54% ante 46% dos demais concorrentes. No recorte de votos válidos, só são consideradas as respostas de quem escolhe um candidato.

Na modalidade espontânea da pesquisa, ou seja, quando o entrevistado cita sua intenção de voto sem ser apresentado à lista de candidatos, o petista mantém a dianteira, mas viu sua vantagem se reduzir levemente. O ex-presidente oscilou de 38% para 37%, enquanto Bolsonaro subiu de 22% para 25% - um dos raros recortes da pesquisa desta quinta-feira em que houve variação fora da margem de erro.

A maior força eleitoral de Lula está concentrada no Nordeste, onde ele soma 58% das intenções de votos, contra 19% de Bolsonaro. Já entre o eleitorado que ganha até dois salários mínimos e que representa pouco mais da metade da amostra populacional do Datafolha, Lula também vence o atual presidente por 56% a 22%. O petista tem ainda vantagem entre os mais jovens (54% a 24%) e menos escolarizados (56% a 22%).

Bolsonaro, por sua vez, lidera entre evangélicos e empresários. Entre os evangélicos, Bolsonaro se distanciou de Lula. O atual presidente tem entre eles 40%, ante 35% de Lula. Bolsonaro também vai melhor entre os homens (36%, contra 44% de Lula) e nos segmentos com maior renda. O presidente soma 44% entre aqueles com renda mensal de 5 a 10 salários mínimos e 47%, entre os que ganham mais de 10 salários mínimos. O presidente obtém seu melhor resultado no Centro-Oeste, onde chega a 40% de intenções de voto. (Foto: Agência Brasil)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

11:59 Cidades