Cultura
Dagaz celebra Consciência Negra com cinema e reflexão
Filmes serão exibidos em Barra do Piraí e Piraí
19/11/2024 10:33:00Em comemoração à Semana da Consciência Negra, o Instituto Dagaz, em parceria com as prefeituras de Barra do Piraí e Piraí e o Instituto Cultural Beleza Negra, apresentará sessões especiais do Projeto Cinestesia às Margens. O projeto contará com edições especiais que trarão à tona dois filmes significativos para a reflexão e o debate sobre a cultura e a luta negra no Brasil contra o racismo e a desigualdade social.
As exibições acontecerão em Barra do Piraí, nesta quarta-feira (20, às 19 horas, na Praça Nilo Peçanha, e em Piraí, na quinta (21), no mesmo horários, na quadra do bairro Cruzeiro. Os filmes selecionados são “Preto no Branco”, dirigido pelo jovem ativista Valter Rege, de São Paulo (foto), e “Ibeji Ibeji”, dirigido pelo cineasta Victor Rodrigues, de Niterói, Rio de Janeiro. São curtas-metragens com cerca de 20 minutos de duração, escolhidos pelo curador e cineasta Bruno Fernandes.
Segundo a gestora do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes, este projeto marca um encerramento significativo para o ano, após o Instituto Dagaz ter percorrido mais de 10 municípios fluminenses com seu cinema itinerante. "Escolhemos o mês da Consciência Negra para apresentar obras de jovens cineastas comprometidos com essa temática. O Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, nos convida à reflexão sobre nosso papel na sociedade em um mundo repleto de desigualdades. Como cidadãos, devemos sempre provocar discussões que nos façam refletir sobre nossa responsabilidade", ressalta.
O Dia da Consciência Negra também celebra a luta e resistência de Zumbi dos Palmares, assassinado em 1695. A data incentiva reflexões sobre igualdade racial e valorização da cultura negra.
O projeto o Instituto Dagaz leva cultura e reflexão para as comunidades do Sul Fluminense por meio do audiovisual com o slogan "Um jeito diferente de fazer cinema". Desde 2017, a iniciativa percorreu várias cidades do estado do Rio de Janeiro, alcançando um público estimado em 45 mil pessoas.
Filmes que serão exibidos
Preto no Branco - Dirigido pelo jovem ativista Valter Rege de São Paulo.
Ano: 2017
Duração: 15 min
Gênero: Drama
Sinopse: Roberto Carlos, um jovem negro de 20 anos, corre para pegar um ônibus quando é abordado por policiais e levado à delegacia. Acusado por uma mulher de roubar sua bolsa, ele jura sua inocência.
Ibeji Ibeji - Dirigido pelo cineasta Victor Rodrigues de Niterói, Rio de Janeiro.
Ano: 2021
Duração: 20 min
Gênero: Drama
Sinopse: A descoberta da morte transforma a infância dos gêmeos Omar e Taú. A iminente partida da avó revela aos Ibeji uma herança ancestral que dá sentido à vida. (Foto: Divulgação)