sexta-feira, 27 maio 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

CSN suspende atividades na mina Casa de Pedra, em MG

Empresa aponta chuva como motivo

10/01/2022 19:27:37

O possível vazamento em um dos diques da mina Casa de Pedra, em Congonhas, Minas Gerais, levou a CSN Mineração e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) a suspenderam as atividades de mineração na barragem. Em nota divulgada nesta segunda (10) aos acionistas da empresa, a CSN afirma que os trabalhos foram interrompidos devido ao nível de chuva em Minas Gerais, mas tem a expectativa que as atividades voltem nos próximos dias.

“As companhias tomarão todas as medidas necessárias para a manutenção de sua operação, respeitando os cuidados necessários para garantir a segurança dos empregados e das comunidades, e espera retomada gradual das atividades assim que as condições climáticas permitirem”, esclareceu a empresa. A CSN Mineração completou que manterá os acionistas informados. A empresa também suspendeu os trabalhos no Terminal de Carvão em Itaguaí, no Rio de Janeiro, devido às chuvas.

Prefeito considerou vazamento "normal"

O prefeito de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza, afirmou, em um vídeo publicado no site oficial da prefeitura, que houve um vazamento “normal” no último sábado (8), já que a água ultrapassou os limites da barragem. Souza completou que a CSN informou que não há risco para sociedade.

A CSN garantiu, em nota divulgada no domingo (9), que os escorregamentos são em área externa e assegura trabalhar para conter o problema. Entretanto, de acordo com moradores de Congonhas, o deslizamento de porções de terra nas proximidades da barragem é constante. 

Também neste domingo, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou o envio de equipe da Defesa Civil à barragem Casa de Pedra.  A reportagem é do jornal Estado de Minas. (Foto: Reprodução)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:54 Economia