Cidades
CSN investe em novo sistema de acesso com inteligência artificial
Equipamento está em fase de testes
07/02/2025 14:53:32A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) está na fase final de implantação de um novo sistema de monitoramento e controle de acesso nas suas unidades em Volta Redonda. Utilizando inteligência artificial e tecnologia de ponta, o novo modelo garante, de acordo com a empresa, mais segurança para trabalhadores, prestadores de serviços e para os visitantes.
O sistema inovador permitirá acessos a pé, de carro ou de caminhão, por meio de reconhecimento facial ou leitura de placas de veículos. Até mesmo os acessos ferroviários serão monitorados por radares, reforçando o controle e a segurança dentro das fábricas.
Outra novidade é o controle dos estacionamentos externos, que terão monitoramento de vagas em tempo real, exibido em um painel eletrônico. O crachá pessoal dos trabalhadores da CSN e de prestadores de serviço continuarão funcionando até a estabilização total do projeto, e o acesso de carros também seguirá o mesmo processo, com a substituição futura dos crachás pela leitura de placas. Quem esquecer o crachá poderá pegar um provisório, como feito atualmente.
Para os visitantes, a solicitação de acesso será feita pelo trabalhador em um site de apoio, e o acesso será feito exclusivamente por reconhecimento facial. (Foto: Divulgação)