segunda-feira, 05 outubro 2026
Whatsapp | (24)99901-1961

Nacional

Crise no STF: Mendonça determina afastamento do diretor-geral da PF

Outro delegado também foi afastado do cargo

08/09/2026 10:07:25

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (8) o afastamento preventivo de Andrei Rodrigues do cargo de diretor-geral da Polícia Federal. A decisão também atingiu Leandro Almada, diretor de Inteligência Policial da instituição. Segundo a decisão, a medida busca evitar possíveis interferências no trabalho de integrantes do STF, do advogado-geral da União, Jorge Messias, e de servidores da própria Polícia Federal. Mendonça afirmou ainda que estaria sendo monitorado pela PF há mais de 30 dias.

Além dos afastamentos, o ministro determinou a suspensão da produção, elaboração e compartilhamento de relatórios de inteligência destinados à análise de atos praticados no exercício de funções jurisdicionais, da advocacia pública e da polícia judiciária. A decisão ocorre em meio a uma crise envolvendo integrantes do Supremo e a Polícia Federal. Conforme publicado pelo jornal O Globo, relatórios atribuídos à PF foram usados pelo ministro Alexandre de Moraes em acusações contra Mendonça relacionadas à condução dos casos Banco Master e INSS. A reportagem afirma que esses documentos não possuem autoria identificada e não apresentam elementos de padronização esperados para esse tipo de relatório.

Mendonça justificou os afastamentos afirmando que a suspensão cautelar do exercício de função pública pode ser adotada diante de elementos concretos e quando necessária para evitar riscos às investigações e à obtenção de provas. A decisão foi encaminhada para análise da Segunda Turma do STF. Mendonça solicitou ao ministro Luiz Fux, presidente do colegiado, a convocação de uma sessão virtual extraordinária ainda nesta terça-feira. Além dos dois ministros, integram a turma Gilmar Mendes, Kassio Nunes Marques e Dias Toffoli, que tem se declarado impedido em julgamentos relacionados ao caso Master. (Foto: Agência Brasil)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:37 Política