Internacional
Colômbia elege primeiro presidente de esquerda de sua história
Gustavo Petro teve 50,50% dos votos no segundo turno
20/06/2022 12:40:41Gustavo Petro – um ex-guerrilheiro de 62 anos – foi eleito no domingo (19) presidente da Colômbia – o primeiro de ideologia de esquerda que chega ao poder no país. Ele obteve 50,44% dos votos e tomará posse no dia 7 de agosto. A esquerda e centro-esquerda se uniram, pela primeira vez, para que Petro, concorrendo ao cargo pela terceira vez, vencesse a eleição presidencial.
Para analistas, o ineditismo da derrota da direita no país marca uma guinada política na Colômbia, iniciada com os protestos de 2019 e 2020. O outro candidato, o empresário do setor da construção Rodolfo Hernández, da Liga de Governantes Anticorrupção, recebeu 47,3% dos votos.
No seu discurso da vitória, o presidente eleito reafirmou sua proposta de realizar um acordo nacional com as diferentes linhas políticas do país, incluindo a extrema direita. “Fazer a paz na Colômbia significa que os mais de dez milhões de eleitores de Hernández são benvindos. Não vamos trabalhar destruindo o opositor. Todos serão 'benvindos' para dialogar no palácio presidencial", disse Petro. (Fotop: Divulgação)