Cultura
Circuito ‘Tapetes Contadores de Histórias’ estará em Volta Redonda
Evento celebra 25 anos de grupo carioca
06/11/2023 12:32:12Volta Redonda é uma das cinco cidades do estado incluídas no circuito do grupo carioca Tapetes Contadores de História, que está celebrando 25 anos. O circuito foi aberto nesta segunda-feira (6), na cidade do Rio de Janeiro, e estará na Fundação Cultural CSN, em Volta Redonda, na sexta-feira (10) e no sábado (11). As outras cidades são Macaé, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras.
O grupo desenvolve uma proposta artística diferenciada e se tornou referência internacional na arte de contar histórias e criação de cenários têxteis. Para as apresentações, o grupo apresentará um repertório composto por narrativas da literatura infanto-juvenil e contos de tradição oral. A programação contempla três diferentes espetáculos: Sol, chuva e tapetes (para público de 3 a 6 anos), Palavras Andantes (6 a 10 anos) e Ponto de Transmutação (para o público de 11 a 14 anos).
O Circuito Tapetes Contadores de Histórias 25 anos é um projeto contemplado no edital “Literatura Resiste RJ”, chamada pública da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) que tem como objetivo fomentar a cadeia literária em território fluminense, democratizando a literatura na capital e no interior. Através dessa ação, o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias reforça sua vocação destacando a importância da oralidade como uma forma avançada de transmitir conhecimento, alegria e cultura, ao mesmo tempo em que fortalece a importância de manter vivas as tradições do contato de histórias, permitindo que as comunidades se reconectem com suas raízes culturais e desenvolvam um amor duradouro pela leitura.
"Cremos que a literatura e a oralidade têm o poder de unir comunidades, fortalecer laços e inspirar gerações futuras. O Circuito Tapetes Contadores de Histórias 25 anos é uma celebração da criação do nosso grupo, da diversidade de histórias que o Brasil tem para contar e também um lembrete de que a cultura é uma herança compartilhada por todos nós", diz Warley Goulart, um dos fundadores do grupo.
Referência – O grupo costura e utiliza tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano como cenários de contos autorais e populares de origens diversas. Pioneiro no país na produção de cenários têxteis para narrativas orais, o grupo tem desenvolvido uma linguagem de narração artística singular, tornando-se referência internacional na pesquisa sobre as intersecções entre texto e têxtil, e diálogos entre literatura e artesanato.
Ao longo de duas décadas, o grupo construiu um acervo de mais de 100 cenários costurados, e já contou histórias e ministrou formação em mais de 16 países. (Foto: Divulgação / Renato Mangolin)
Serviço:
Circuito Tapetes Contadores de Histórias 25 anos
Volta Redonda
Fundação Cultural CSN
Rua 21, nº 402 - Vila Santa Cecília