domingo, 26 junho 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Cidades se preparam para acolher pessoas em situação de rua

16/05/2022 16:30:34

As cidades da região estão se preparando para acolher pessoas em situação de rua com a chegada do período mais frio do ano. Esta semana, uma onda de frio vai provocar baixas temperaturas em cidades do Sul Fluminense, por causa de uma frente fria acompanhada de uma massa de ar polar, que já mudou o tempo desde o último fim de semana, registrando queda nos termômetros.

Em Barra Mansa, as ações em prol dos moradores em situação de rua são realizadas no Centro POP e no Abrigo Municipal. “Primeiramente, o Centro POP realiza uma avaliação para verificar se o morador de situação se encaixa no perfil para ser encaminhado para o abrigo. Se ele é de Barra Mansa, se ele está realmente em situação de rua, há quanto tempo está assim e se não possui familiares na cidade. Atualmente temos mais de 40 pessoas atendidas diariamente na unidade. Eles podem tomar café, tomar banho, trocar de roupa, usar a área de convivência para descansar e dormir, além de regularizar documentos”, explica o coordenador do Centro POP, Sérgio Soares de Sena.

Com o início do período mais frio do ano o trabalho será reforçado em breve com o “abrigo de inverno”. A equipe do Centro POP vai realizar abordagens entre 18h30min e 19h30min na antiga estação ferroviária e na frente do Restaurante Popular, no Centro, além da Praça das Nações, no Ano Bom.

O coordenador do Centro POP acrescenta que mais de 80% do público atendido no local é composto por homens e, caso a população tenha interesse em doar roupas, pode se dirigir à unidade, que fica na Rua Oscar da Silva Marins, 52, no Centro. O telefone para outras informações é (24) 3020-0272.

Abrigo - Após a triagem, os moradores são encaminhados para o Abrigo Municipal Mário Pinguilim. O trabalho é feito de forma integrada com Centro POP, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), dependendo da do caso de cada morador. “O abrigo passa a ser a residência temporária deles. Nós trabalhamos a autonomia de cada um até haver o momento de desacolhimento. Antes de estarem na rua eles tinham uma vida, emprego. Este ano nós já tivemos alguns exemplos bem-sucedidos, como o de um senhor de 61 anos. Através de pesquisa nós conseguimos verificar que havia uma reserva financeira e um terreno em seu nome. Dessa forma foi possível construir uma casa no bairro Vista Alegre, onde hoje ele mora”, contou a coordenadora da unidade, Rosângela Nogueira Santana da Silva.

O Abrigo Municipal fica na Rua São Vicente de Paula, 508, no bairro Siderlândia. Outras informações podem obtidas pelo telefone (24) 99844-0095.

Resende –Em Resende, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos informou que o acolhimento para pessoas em situação de rua (Abrigo) será aberto a partir desta segunda-feira (16). O local ficará aberto entre 18h e 22h durante a semana para que as pessoas em situação de rua possam procurar o local para dormir durante esse período previsto de frente fria intensa. O acolhimento institucional fica na Rua Pedro Braile Neto, 137, no Centro, atrás da Igreja Matriz.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo, destaca que as equipes realizarão abordagens noturnas todos os dias da semana oferecendo vagas para dormir. “Com a chegada da frente fria intensa prevista para o longo dessa semana decidimos abrir o acolhimento institucional para as pessoas em situação de rua se protegerem e terem um local seguro. Durante esse período de acolhimento serão oferecidos também alimentos para os abrigados. Já aqueles que optarem por não ir ao acolhimento receberão também alimentos, cobertores e agasalhos. Os interessados em ajudar também poderão doar cobertores e agasalhos”, disse.

Segundo ela, apenas serão aceitas doações de cobertores e agasalhos. Quem quiser pode entrar em contato com o Acolhimento Institucional através do telefone (24)3381-8672 para agendar as doações. (Fotos: Chico de Assis e Carina Rocha / Divulgação)

Cidades se preparam para acolher pessoas em situação de rua

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:40 Cidades