Cultura
Casa de Cultura da Ilha Grande inaugura exposição
Imóvel foi revitalizado para atender os visitantes
31/03/2024 11:46:41A Casa de Cultura Constantino Cokotós, na Vila do Abraão, em Angra dos Reis, foi reaberta no sábado (30) para a população. A reabertura foi com a exposição “No ritmo do mar — Constantino Cokotós, entre o leme e a sanfona”, em memória do marinheiro e sanfoneiro, referência na comunidade, que também foi o nome escolhido para batizar o espaço.
A exposição traz objetos pessoais, retratos e depoimentos sobre a vida do mestre Constantino e a história da embarcação Tenente Loretti, como forma de homenageá-lo por sua generosidade e espírito de perseverança e paixão, que continuam a inspirar e a ressoar nos corações daqueles que o conheceram.
“Essa homenagem ao nosso querido Constantino é muito importante, estou encantado com tudo que vi”, disse o prefeito Fernando Jordão, acompanhado de sua mulher, a deputada estadual Célia Jordão.
Para a família de Constantino Cokotós, toda a exposição e homenagem é motivo de muita alegria e gratidão. “Quando surgiu a ideia dessa exposição em homenagem ao meu pai, ficamos muito horados. Ele foi um ícone na ilha e lembrando com muito carinho até hoje. É importante, pois as pessoas que não chegaram a conhecer e só ouviram falar, agora, na exposição, podem ver e saber quem foi Constantino Cokotós”, afirmou Gerson Vieira Cokotós, filho de Constantino.
O espaço cultural é um símbolo da identidade e da memória coletiva dos habitantes locais, e passou por um processo abrangente de restauração e modernização. A revitalização incluiu a restauração de elementos arquitetônicos originais, como a fachada e os detalhes internos. A iniciativa contou com a participação da comunidade, em um processo cooperativo entre a Secretaria de Cultura e Patrimônio, e a população local.
“Entregamos a segunda e última fase da Casa de Cultura Constantino Cokotós na Vila do Abraão. Essa casa é muito importante para história de Angra dos Reis e em especial da Ilha Grande, pois leva o nome do comandante da embarcação mais emblemática do estado do Rio de Janeiro”, ressaltou o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.
A Casa de Cultura Constantino Cokotós é considerado um importante equipamento cultural restaurado pela Secretaria de Cultura e Patrimônio de Angra, que em 2023 também investiu na reforma e reabertura da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, o mais antigo equipamento público do interior do Rio de Janeiro, situado no Centro de Angra.
Com a reabertura, várias oficinas de captação de recursos e produção para espaços culturais; mentoria para oficinas integradas; mobilização da escola para visitas mediadas; mídias digitais; violão; introdução e princípios básicos de sonorização já estão agendadas para serem realizadas no próximo semestre, assim como muitas outras atividades já estão sendo programadas. (Foto: Divulgação)