domingo, 21 julho 2024
Whatsapp | (24)99202-0053

Esporte

Campeonato Brasileiro começa neste sábado

20 equipes disputam competição com 38 rodadas

13/04/2024 08:10:43

Depois de estabelecer no ano passado o recorde de público da história, o Brasileirão começará neste sábado (13) a edição de 2024 com novidades para o torcedor e quatro jogos com previsão de estádios lotados pelo pais. A partir das 18h30min, o Criciúma enfrentará o Juventude, no Heriberto Hulse, e o Internacional vai duelar com o Bahia, no Beira-Rio. Mais tarde, às 21h, o São Paulo jogará contra o Fortaleza, no Morumbi, e o Fluminense enfrentará o Red Bull Bragantino, no Maracanã.

"O Campeonato Brasileiro é a maior festa do nosso futebol. Trabalhamos para fazer uma outra edição histórica da competição mais disputada do futebol. O Brasileirão 2024 terá muita emoção, estádios lotados e novidades para os milhões de torcedores que vão lotar os estádios por todo o país", afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.

Das 20 equipes, 13 já se sagraram campeãs nacionais: Athletico-PR, Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo e Vasco. Entre as quatro equipes que retornaram à elite do futebol brasileiro, Vitória, Criciúma e Atlético Goianiense conquistaram seus respectivos estaduais, enquanto o Juventude chegou à final do Campeonato Gaúcho.

Além do título, a Série A também vale vaga nas principais competições sul-americanas. Para a Libertadores, classificam-se os primeiros seis colocados, sendo que o G-4 carimba a passagem diretamente para a fase de grupos. Da Sul-Americana, por sua vez, participarão os clubes entre a sétima e a 12ª posição. A ordem pode variar se times brasileiros conquistarem a Libertadores, Sul-Americana ou a Copa do Brasil e estiverem em uma das posições classificatórias.

A expectativa dos clubes e da CBF é estabelecer mais um recorde de público para a competição. Com mais de 9,7 milhões pelos estádios do Brasil, a edição 2023 teve a melhor média de público da história. O Brasileiro terminou em dezembro com a média de 26.519 por partida e ultrapassou o recorde que pertencia a edição de 1983, com 22.953 por jogo.

Prêmio Roberto Dinamite – Neste ano, a CBF instituiu o Troféu Roberto Dinamite em homenagem ao maior artilheiro da histórica da competição, com 190 gols. A partir deste ano, a honraria será entregue anualmente ao artilheiro do Campeonato Brasileiro da Série A, que também receberá um prêmio em dinheiro, que pode crescer a cada rodada.

A premiação começa com R$ 100 mil, mas o valor vai crescer a cada gol. A CBF pagará R$ 5 mil por cada tento marcado pelo artilheiro no final da competição. O clube a que pertencer o goleador também receberá um troféu com menção a Dinamite. (Foto: Divulgação / CBF)

Veja os jogos da 1ª rodada:

13 de abril (sábado)

Criciúma x Juventude – 18h30 – Heriberto Hulse (SC)

Internacional x Bahia – 18h30 – Beira-Rio (RS)

São Paulo x Fortaleza - 21h – Morumbi (SP)

Fluminense x Red Bull Bragantino – 21h – Maracanã (RJ)

14 de abril (domingo)

Vasco x Grêmio – 16h – São Januário (RJ)

Corinthians x Atlético-MG – 16h – Neo Química Arena (SP)

Athletico-PR x Cuiabá – 16h – Ligga Arena (PR)

Atlético-GO x Flamengo – 16h – Serra Dourada (GO)

Cruzeiro x Botafogo – 17h – Mineirão (MG)

Vitória x Palmeiras – 18h30 – Barradão (BA)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:39 Política