Internacional
Brasileiros são autorizados a deixar a Faixa de Gaza
Avião da Presidência da República está no Egito para repatriação
10/11/2023 06:08:20Os 34 brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza, ponto do confronto entre Israel e Hamas, foram autorizados a cruzar a fronteira nesta sexta-feira (10). A informação foi dada pelo Ministério das Relações Exteriores, após conversa do ministro Mauro Vieira com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen. Segundo o Itamaraty, Cohen afirmou não ter sido possível cumprir a garantia dada por ele de que os brasileiros sairiam na quarta-feira (8), por fechamentos inesperados na fronteira.
Os 34 brasileiros foram abrigados nas cidades de Khan Younes e Rafah, próximas à fronteira com o Egito. A fronteira de Rafah, que liga o Egito à Faixa de Gaza, é o único local para entrada e saída de pessoas ou mercadorias no enclave palestino.
Com a saída do grupo nesta sexta-feira, a chegada ao Brasil deve ocorrer somente entre o domingo (12) e a segunda-feira (13). Um avião da Presidência da República do Brasil está no Egito há três semanas esperando para repatriar os brasileiros.
Segundo a Embaixada do Brasil no Egito, assim que cruzarem a fronteira, será avaliada a necessidade de atendimento médico ainda em Rafah. O governo egípcio também montou um hospital de campanha para o atendimento dos estrangeiros. Além disso, uma médica oficial da Aeronáutica vai acompanhar as famílias no voo com destino ao Brasil.
No Egito, o grupo será recebido por uma equipe de diplomatas e pelo embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto. (Foto: Arquivo pessoal)