quinta-feira, 13 maio 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

BM apresenta plano de retorno das aulas à Comissão de Educação da Câmara

22/02/2021 17:09:11

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, se reuniu na manhã desta segunda-feira (22), em seu gabinete, com os vereadores Vicente Ferreira de Paula Júnior (Pissula), Jefferson Mamede, Luciana Alves e Rayane Braga, todos integrantes da Comissão de Educação da Câmara, para apresentar as propostas pedagógicas e os protocolos de saúde que devem conduzir o retorno às aulas, de maneira híbrida, previsto para a próximo segunda-feira (1º de março). Segundo ele, é importante o Legislativo participar, “de maneira proativa”, da construção deste novo momento. 

“Apesar da pandemia, inserimos nesta discussão a sociedade civil, através dos seus entes representados. A partir desta terça-feira, acompanharei uma série de visitas às unidades escolares para me certificar de que as condições estão adequadas para o retorno dos alunos e também para ouvir os profissionais que ali trabalham”, disse o prefeito.

A vice-prefeita, professora Fátima Lima, também participou do encontro. “Queremos que a educação em nosso município melhore cada dia mais. Neste momento de enfrentamento ao novo coronavírus, todas as forças são importantes. É um momento diferente, de superação das dificuldades e respeito à autonomia dos poderes”, destacou.

O secretário de Educação, Marcus Vinicius, apresentou as principais transformações ocorridas na secretaria, a partir da sua reestruturação, com base nos fluxos de gestão de rede, de pessoas, do processo pedagógico, dos procedimentos administrativos e de infraestrutura.  

“A reestruturação permitiu, entre outras iniciativas, a implantação da plataforma Conviva, que possibilita a atualização da base de dados referentes aos alunos, professores, transporte, alimentação e alocação de professores. Fizemos a descentralização da parcela, no fim do último ano, do Escola Legal, tendo como prioridade os investimentos estruturais em sala de aula e ambientes prioritários das unidades. Outros avanços são as melhorias do canal no YouTube ‘Do Aprender ao Ensinar’ e a implantação oficial da plataforma remota Barra Mansa Educação, no Google Classroom”, enumerou o secretário.

 Sobre o retorno das atividades letivas, Marcus Vinícius explicou que foi uma decisão construída no Comitê Municipal de Retorno às Aulas Presenciais, colegiado criado em outubro do ano passado. O grupo é composto por 18 entidades de escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino, cursos livres e superiores, sindicatos e conselhos representantes da sociedade civil, secretarias de Saúde e Educação, com aval do Ministério Público. “Neste primeiro momento, vamos adotar a metodologia de ensino híbrido, combinando os aprendizados em ambientes virtual e presencial. As aulas em sala de aula voltarão de forma gradativa, respeitando uma ocupação máxima que poderá ser de 50%, 30% e 25%, de acordo com o espaço da classe”, detalhou o secretário.

Vice-presidente da Câmara, o vereador Pissula afirmou que a pauta debatida foi de extrema importância. “O município está buscando a preservação da vida e da saúde das crianças e profissionais, mas atento aos prejuízos educacionais que podem ser causados ao postergar a volta às aulas. As tratativas encaminhadas pelo Comitê de Retorno às Aulas estão prezando pelo equilíbrio e bom senso que a situação exige”.

Para o presidente da Comissão de Educação da Câmara, Jefferson Mamede, existe um senso comum de colaboração entre o Executivo, o Legislativo e sociedade para que a retomada do ano letivo ocorra de maneira segura para alunos e comunidade escolar. “Nossa preocupação está voltada para um retorno que propicie o desenvolvimento escolar de todos os alunos da rede, principalmente com o lapso temporal das atividades ocorrido em função da pandemia”. (Foto: Paulo Dimas)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:54 Cidades