terça-feira, 23 julho 2024
Whatsapp | (24)99202-0053

Lazer

Bloco Construindo Sonhos desfila na próxima quarta-feira em VR

01/02/2024 13:40:11

O Centro de Atenção Psicossocial - Caps Usina de Sonhos, pioneiro da saúde mental de Volta Redonda -, estreia este ano o primeiro bloco carnavalesco “Construindo Sonhos”. O início do desfile acontece na próxima quarta-feira (7), das 9h até às 12h, em frente a unidade, na Rua General Miguel Costa, no bairro Vila Mury. O bloco é uma iniciativa para reafirmar o cuidado em liberdade e a inserção social.

Segundo a psicóloga coordenadora da unidade, Nathalia Santos, a ideia surgiu a partir das oficinas terapêuticas que existem no Caps, onde os usuários expressam sua arte e seus talentos. O intuito é levar pra rua as vivências de dentro dos centros, exercendo na prática a socialização e a igualdade. “Os usuários da Saúde Mental lidam diariamente com preconceitos, limitações e vários nãos, e esse é o espaço criado e pensado para eles. É uma prova para a sociedade e para os próprios usuários de que somos todos iguais e livres para ocuparmos os espaços que quisermos”, complementou a coordenadora.

De acordo com estudos, atividades como esta, melhoram os valores individuais e coletivos, elevam a autoestima, ensinam a comunidade a respeitar e lidar com as diferenças, trazem novos pontos de vista sobre um assunto e ainda mais diversidade à sociedade.

O evento está tendo o apoio das Secretarias de Cultura e Ação Social de Volta Redonda, além de todos os órgãos competentes do município para a realização do bloco carnavalesco, que contará com a apresentação da musicista Clarete Batuqueira, o DJ Pedro Oliveira, do grupo de samba Toque de Dandara, do projeto Meninos do Batuque, da animação da passista Samara Adalberto e é claro que também terá a apresentação dos usuários do Caps Usina de Sonhos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial sofre com transtornos mentais, o que corresponderia, aproximadamente, a 720 milhões de pessoas. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) atendem pessoas que apresentam transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:19 Polícia