sábado, 16 outubro 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Barra Mansa anuncia 100% do ensino presencial neste mês

06/10/2021 09:58:15

As escolas de Barra Mansa vão receber 100% dos alunos a partir do próximo dia 18. A data foi informada pela vice-prefeita Fátima Lima (ela é professora) e o secretário municipal de Educação, Marcus Barros, em reunião do Comitê de Retorno Seguro às Aulas, realizada no gabinete do prefeito, Rodrigo Drable.

Segundo o município, a medida é possível em razão do cenário epidemiológico da Covid-19 em Barra Mansa, que está na bandeira amarela – risco leve em relação à propagação da doença. As escolas municipais, estaduais e particulares, segundo a prefeitura, já se preparam para receber a totalidade dos estudantes na data marcada.

“Barra Mansa faz parte do percentual de 1% de cidades do país que retomou as aulas em março deste ano. Isso foi possível graças ao trabalho contínuo das secretarias de Educação e Saúde e também do comitê, que pesquisou, analisou e trabalhou arduamente para que pudéssemos ter cada vez mais alunos em sala de aula”, disse Marcus.

Ele destacou que os protocolos foram atualizados conforme as bandeiras de risco em relação à Covid-19 foram mudando: “Retomamos o ensino no formato híbrido (presencial e remoto), quando a bandeira era laranja (risco moderado) e agora estamos aptos a dar mais um passo com a bandeira amarela”.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Morgana de Fátima Campos Vieira, disse que os espaços físicos das escolas serão adequados para receber os alunos, que todos os protocolos de segurança sanitária deverão ser cumpridos e que, caso os pais não concordem com o retorno dos alunos às aulas presenciais, o ensino remoto será mantido até o fim deste ano.

“A atualização dos nossos protocolos, baseada nas orientações da Secretaria Municipal de Saúde, nos permite afirmar que as escolas não voltarão a fechar, mas sim receber todos os alunos de forma segura. Claro que se a bandeira de risco de contágio mudar, se o risco de propagação da doença estiver em outro nível, reduziremos o número de crianças no modo presencial”, disse ela, reforçando que o retorno tem que ser outorgado pelos pais.

A decisão de retorno seguro às aulas presenciais está sob orientação e dados das secretarias municipal e estadual, bem como do Ministério da Saúde. “Barra Mansa realiza uma pesquisa de controle epidemiológico semanal, além da realizada a nível estadual. O trabalho desenvolvido nos permitiu alcançar a bandeira amarela. O risco de contágio é leve, mas isso não significa que a pandemia acabou. Precisamos manter as medidas de segurança sanitária, como uso de máscara e álcool em gel. Estamos empenhados para que o risco de contágio em nossa cidade se mantenha baixo até ser nulo, mas se a realidade voltar a ser a bandeira laranja, 75% dos alunos retornarão às salas de aula. O amarelo já nos permite os 100%”, afirmou o secretário de Saúde, Sérgio Gomes. (Foto: Paulo Dimas)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:29 Nacional