Saúde
Banco de Sangue de VR faz campanha por doações
27/09/2019 15:19:52O Banco de Sangue de Volta Redonda iniciou esta semana uma campanha para aumentar o número de doações. O objetivo é aumentar o estoque para garantir o abastecimento dos hospitais da própria cidade e de Pinheiral, Piraí e Rio Claro, atendidos pela unidade.
Segundo a coordenadora Renata Alves Ávila, houve uma queda no estoque de 60%. O abastecimento ideal seria atingido se 40 pessoas fizessem a doação diariamente. Esta semana média foi de 12 por dia. “Todos os tipos sanguíneos foram afetados, mas os que têm maior saída são do grupo O, que são os doadores universais. O tipo O-, por exemplo, está zerado”, informou.
O Banco de Sangue trabalha de acordo com a demanda, por isso é difícil estipular uma quantidade média. O setor realiza coletas de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h. “Doação de sangue é muito importante. Não há um substituto para o sangue, então só com doação mesmo. Uma doação salva três vidas”, disse Renata.
O banco de sangue fica no Hospital São João Batista. Os interessados em doar precisam apresentar boa saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar acima de 50 quilos. (Foto: Divulgação)