segunda-feira, 27 junho 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Astrônomos divulgam primeiras imagens de buraco negro da Via Láctea

Objeto é compacto e supermassivo, dizem pesquisadores

12/05/2022 11:39:28

A imagem do Sagitário A* é o buraco negro localizado ao centro da nossa galáxia, na Via Láctea, e pela primeira vez foi visto em uma imagem. É a primeira evidência visual da existência deste objeto compacto e supermassivo, possível graças ao trabalho conjunto de uma equipe internacional de pesquisadores, chamada Colaboração Event Horizon Telescope (EHT).

Para a busca do objeto foram utilizados oito radiotelescópios espalhados por diversos pontos do globo terrestre. A partir das imagens captadas, que simularia um super telescópio do tamanho da Terra, e da justaposição dos registros, chegou-se à imagem do buraco negro da Via Láctea.

"Ficamos impressionados em como o tamanho do anel [do buraco negro]. Está de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein", disse o cientista Geoffrey Bower, do projeto EHT, em comunicado à imprensa. "Essas observações sem precedentes têm melhorado nossa compreensão sobre o que acontece no centro de nossa galáxia e oferece novos entendimentos de como estes buracos negros interagem com seus arredores"

Ao observar a imagem, quem não acompanha a astronomia pode achar esquisita, dado que ela tem características um pouco borradas. Isso ocorre, pois a "foto" foi resultado de milhares de captações feitas, com diferentes orientações de movimentação do buraco negro e a mudança dos pontos brilhantes.

De forma resumida, buracos negros são objetos espaciais muito densos com gravidade tão forte que nem a luz nem a matéria conseguem escapar deles. Algo que sempre intrigou cientistas é o estudo do "horizonte de eventos" ou ponto de não retorno, que marca a região entre o espaço e a parte de dentro do buraco - uma vez que algo entra lá, não consegue mais escapar. Com informações da Agência Brasil e portal Uol. (foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

11:59 Cidades