Esporte
Argentina vira sobre o Egito em jogo dramático nos Estados Unidos
Time comandado por Hossam Hassan chegou a estar vencendo por 2 a 0
07/07/2026 15:08:02
Campeã de 2022, a Argentina parecia eliminada da Copa de 2026, quando perdia por 2 a 0 para o Egito em Atlanta, nos Estados Unidos, faltando cerca de 15 minutos para o fim do tempo regulamentar. Parecia, porque quem tem Lionel Messi tem um gênio capaz de fazer o que parece inacreditável.
Depois de perder um pênalti no primeiro tempo, quando o Egito já vencia por 1 a 0, parecendo derrotado quando o adversário fez 2 a 0, Messi demonstrou, mais uma vez, porque é uma lenda viva do futebol mundial. Ele chamou a responsabilidade para si e levou a equipe a uma virada épica, que colocou à prova nossos hermanos os cardíacos. A Argentina segue viva – e muito viva – na Copa do Mundo.
Gol e pênalti perdido – Assim que a bola rolou ficou nítido que a Argentina não teria vida fácil. O Egito não se intimidou diante da campeã de 2022. Ocupando bem os espaços e buscando dar um bote fatal, o Egito conseguiu abrir o placar logo aos 14 minutos. Yasser mandou de cabeça para a rede depois do cruzamento de Attia da meia direita do ataque.
Assustada, a Argentina não encontrava o melhor jogo, mas teve a chance de empatar aos 20 minutos, em cobrança de pênalti. No entanto, Messi bateu mal, à meia altura, no canto esquerdo de Shobeir, que fez a defesa.
O goleiro do Egito voltou a se destacar na primeira etapa com duas grandes defesas, a primeira em cabeçada de Mac Allister e a segunda em conclusão de Álvarez. Ele ainda contou com a sorte quando Messi, cobrando falta, acertou sua trave direita.
Gol anulado e reação fantástica – O segundo tempo seguia com a mesma configuração. Com a diferença de que o Egito se fechou mais e passou a apostar nos contra-ataques, na medida em que o tempo passava e apertava o adversário. Foi assim que se anotou um lance polêmico: aos 12, o Egito recuperou a bola na defesa e saiu em contra-ataque com Hassan, que passa por dois marcadores e tocou para Salah. Este lançou Zico na esquerda. O atacante finalizou na saída do goleiro e marca o segundo gol. Porém, o árbitro François Letexier Martínez checou o lance no VAR e anulou o gol por falta na origem, enfurecendo os egípcios.
Mas não teve jeito. Dependendo exclusivamente da genialidade de Messi, a Argentina foi assistindo o adversário ganhar tamanho no jogo. Foi isso que facilitou um novo contra-ataque do Egito. Aos 21, Messi cobra escanteio, a defesa tirou e o time de Hossam Hassan arrancou em velocidade com Salah. Hassan recebeu e rolou para a área. Zico bateu de primeira para fazer 2 a 0.
Argentina cansada, desencontrada, resultado liquidado, certo? Não quando se tem Lionel Messi como adversário.
Superando o visível cansaço, o capitão comandou a reação argentina que colocou argentinos cardíacos à prova. Liderou uma verdadeira blitz do ataque contra o Egito e, aos 34, cruzou para a cabeçada certeira de Romero, que fez 2 a 1.
Quatro minutos depois, Messi igualou o placar, para surpresa de muitos e nenhuma para quem respeita a trajetória do camisa 10. Ele mesmo cruzou na segunda trave, Martínez ajeitou para o meio da área, e Montiel ajeitou para Messi, que chutou forte para empatar.
Já nos descontos, aos 46, nos descontos, foi a Argentina que se valeu do contra-ataque. Lautaro foi lançado na direita e cruzou certito para Enzo Fernández cabecear no canto esquerdo de Shobeir: 3 a 2, num dos jogos mais memoráveis da Copa do Mundo. (Imagens: Reprodução de TV)