Esporte
Antecipação, final única e mais clubes: CBF faz mudanças no futebol
Campeonato Brasileiro começa em janeiro em 2026
01/10/2025 14:18:01
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou mudanças profundas no calendário do futebol brasileiro a partir de 2026. O Campeonato Brasileiro começará mais cedo, em 28 de janeiro, e se estenderá até dezembro. Já a Copa do Brasil terá formato inédito, com final em jogo único em sede definida antecipadamente e fases iniciais disputadas em partidas únicas.
A ideia é reduzir a quantidade de jogos dos clubes da Série A e adequar a agenda à paralisação de 55 dias da Copa do Mundo de 2026. Os Estaduais também sofreram alterações. Eles passam a ter apenas 11 datas para os times da primeira divisão, iniciando em 11 de janeiro e terminando obrigatoriamente em 8 de março.
Isso fará com que, pela primeira vez, Brasileirão e Estaduais sejam disputados simultaneamente por um mês e meio. A Supercopa do Brasil está marcada para 24 de janeiro, poucos dias antes do início do campeonato nacional.
Outra novidade é a ampliação das competições regionais e nacionais voltadas para clubes menores. A Copa do Brasil passará de 92 para 126 equipes, com vaga garantida para todos os 20 times da Série A. Além disso, a CBF criou a Copa Sul-Sudeste, que se soma à Copa Verde e à Copa do Nordeste, visando dar calendário mais longo a equipes que ficam inativas por boa parte do ano. As Séries C e D também serão expandidas.
Veja a lista de mudanças:
Brasileirão: começa em 28 de janeiro e vai até dezembro; terá pausa de 55 dias para a Copa do Mundo;
Estaduais: passam a ter só 11 datas para clubes da Série A, de 11 de janeiro a 8 de março, obrigatoriamente encerrados até essa data;
Supercopa do Brasil: marcada para 24 de janeiro, antes do início do Brasileirão;
Copa do Brasil: final em jogo único; quatro fases iniciais em jogo único; torneio aumenta de 92 para 126 clubes; todos os times da Série A terão vaga garantida;
Copas Regionais – Copa do Nordeste: passa de 16 para 20 clubes, mas sem times em competições da Conmebol; Copa Verde: terá 24 clubes; Copa Sul-Sudeste: nova competição, com 12 clubes dos estados do Sul e Sudeste (exceto os que jogarem Libertadores ou Sul-Americana);
Série C: permanece com 20 times em 2026, mas será ampliada para 28 clubes até 2028;
Série D: aumenta de 64 para 96 times, garantindo calendário mais extenso para clubes menores. (Foto: CBF / Lucas Figueiredo)