quarta-feira, 12 junho 2024
Whatsapp | (24)99901-1961

Cultura

Angra: novena do Divino Espírito Santo começa nesta 6ª feira

Procissão das Bandeiras vai sair da Casa Larangeiras em direção à Igreja Matriz

09/05/2024 19:24:08

Já está tudo pronto para a abertura da novena do Divino Espírito Santo em Angra dos Reis. A programação começa na sexta-feira (10), às 18h, com a saída das bandeiras oficiais da festa 2024 e as das comunidades da Casa Larangeiras, onde estará montado o altar. Em procissão pelas ruas do Centro da cidade, animada pela Folia do Divino, elas seguirão para a Igreja Matriz, onde ocorrerá a oração da Coroa do Divino e será celebrada missa solene com a bênção das bandeiras.

As celebrações marcam a abertura da programação religiosa, que se estende até o dia 19 deste mês, quando os católicos celebram a Festa de Pentecostes. Até lá, o novenário será animado pelas comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. As missas vão ser celebradas por padres convidados e haverá ainda doação de alimentos não perecíveis todos os dias.

A figura folclórica da festa, o Menino Imperador Miguel Gonçalves Mariano, já está pronto para viver seus três dias de reinado na cidade e não esconde a grande expectativa. “Eu tô muito feliz, é um sonho realizado. Desde pequeno eu acompanho a Festa do Divino e agradeço ao Espírito Santo essa oportunidade. Estou muito ansioso para minha chegada, a soltura do preso, a coroação, as danças, os shows. Vai ser muito legal”, declarou Miguel.

Este ano a festa tem como organizadores os irmãos Alonso de Oliveira, Jane Mara de Oliveira e Maria Angélica de Oliveira, além de Laura Nascimento de Mello. Tradicionalmente os festeiros e a comissão de festa têm a responsabilidade de trabalhar durante todo o ano com a realização de eventos, bingos, rifas e quermesses. Eles angariam fundos para a festa e garantem o grande almoço gratuito para mil pessoas, após a chegada do imperador, no primeiro dia da festa, quando um bolo é servido no encerramento, além de despesas com decoração das ruas e da igreja.

“A Festa do Divino Espírito Santo é uma festa que está na história de Angra dos Reis há mais de 300 anos com suas tradições seculares envolvendo toda a comunidade católica, e os fiéis colaboram muito com nossas campanhas e eventos, nosso povo é muito solidário”, disse Alonso.

A festa faz parte do calendário de eventos da cidade. A programação cultural também já está fechada e começa no domingo (12), com a banda católica Colo de Deus, às 21h, na Praça Amaral Peixoto (Praça do Porto), fazendo um show especial em homenagem ao Dia das Mães.

No dia 17 (sexta-feira) tem a apresentação das danças Coquinhos, Lanceiros e Jardineiras, às 21h; show com Diego Resende, às 23h, e fechando a noite, a cantora Vanessa da Mata sobe ao palco à meia-noite.

No dia seguinte tem Coquinhos, Velhos e Marujos se apresentando às 19h. Depois o show será com o padre Alessandro Campos, às 22h. Encerrando a programação, acontece a apresentação de Pablito.

No dia 19 haverá dança dos Coquinhos, Jardineiras, Lanceiros, Velhos e Marujos a partir das 19h e queima do quadro Glória. Às 23h, quem se apresenta é o cantor Davi Dias e, encerrando a festa, a cantora Ana Carolina. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:34 Cultura