domingo, 17 outubro 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Aluna de BM conquista 1º lugar em feira de Ciências

09/12/2020 11:15:16

A aluna Evelyn Silva Ferreira, do 7º ano do Ciep 54 – Maria José Machado de Carvalho, da Vila Maria, em Barra Mansa, aceitou o desafio e desenvolveu um projeto ousado voltado para a sustentabilidade veicular. A proposta, que teve como finalidade a demonstração do desenvolvimento da tecnologia sustentável e acessível financeiramente para construção de veículos elétricos, apontando possibilidades para aumentar o acesso das populações empobrecidas a veículos de qualidade, e ainda reduzir os índices de poluição causados pelo monóxido de carbono nas vias urbanas, conquistou o 1º lugar na XIV FECTI (Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro). O resultado foi divulgado no último sábado (5), durante evento virtual promovido pela Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação do Estado do rio de Janeiro).

“Estou muito feliz com o resultado obtido. É o reconhecimento do entrosamento e esforço conjunto com a professora orientadora, Alyne Lúcia. Acredito que esta vitória sirva como estímulo para os meus amigos da escola e para mim mesma, me impulsionando a buscar meu objetivo, que é cursar faculdade de engenharia de eletromecânica ou robótica”, diz a estudante que, embora tenha apenas 13 anos, se mostra determinada em atingir suas metas.

A construção do veículo sustentável foi iniciada em março deste ano, ainda durante as aulas, paralisadas em função da pandemia. “Nós continuamos a manter contato via WhatsApp e toda vez que era necessário, a professora disponibilizava os materiais do laboratório”, conta.

Com a confirmação da inscrição de Evelyn no concurso, no dia 1º de outubro, o projeto foi tomando forma. Para a construção do automóvel sustentável foi utilizado papel panamá, folha de EVA e lixo eletrônico.  

O carro é composto por três circuitos de baterias, de tablet e celular, o que permite a recarga do sistema. O veículo desenvolvido chega a atingir a velocidade média de 30 km por hora.

A orientadora Alyne Lúcia ressalta que o projeto foi elaborado tendo como base a importância do impacto social. “Neste caso, nosso intuito foi demonstrar que é possível reduzir a poluição ambiental e diminuir a extração de petróleo, uma das fontes de energias mais consumidas em todo o mundo”, destaca a orientadora.

A diretora do Ciep 54 Maria José de Andrade Alves enfatiza que esta é a segunda premiação da escola na Feira de Ciências. “A primeira foi a construção de um drone direcionado ao controle da dengue. A Evelyn já está pensando em um patinete elétrico como proposta para a próxima Feira de Ciências. Nos sentimos extremamente recompensados com o empenho desta aluna”.

A XIV FECTI reuniu estudantes do Ensino Fundamental II, Médio ou Técnico, das redes pública e privada de ensino, na maior feira de ciência do estado do Rio de Janeiro.  

Este ano, por causa da pandemia, o evento aconteceu de maneira totalmente virtual. No total foram 92 projetos finalistas, desenvolvidos por estudantes de escolas situadas em 21 municípios do estado, que concorreram a prêmios como troféu para a escola onde foram desenvolvidos os projetos mais bem colocados, bolsas CNPq para os estudantes autores de projetos premiados e indicação para participar de feiras de ciências nacionais com alcance internacional. (Foto: Felipe Vieira)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:29 Nacional