Polícia
Xandinho é condenado a 12 anos de prisão
10/12/2014 05:49:32Acusado de matar com um tiro no pescoço o caminhoneiro Marlon do Vale Garcia, de 22 anos, Alexandre dos Reis Pançardes Júnior, o “Xandinho”, de 20 anos, foi condenado a 12 anos e 10 meses de prisão, em julgamento realizado ontem no Fórum de Volta Redonda. O crime aconteceu em agosto do ano passado, em frente a uma boate do bairro Jardim Amália e foi filmado pela câmera de segurança de um prédio próximo.
O julgamento aconteceu na 1ª Vara Criminal e foi presidido pelo juiz Ludovico Couto Colacino. Ele não permitiu a produção de imagens no tribunal do júri, que ficou lotado. Dezenas de amigos da vítima acompanharam a sessão vestindo camisetas estampando a fotografia de Marlon.

O julgamento teve início por volta das 14 horas e a previsão inicial era de que se estenderia pela madrugada, mas foi encerrado pouco depois das 21 horas. Enquanto o Ministério Público pediu a condenação do acusado, o Defensor Público que acompanhou o caso criticou a cobertura da imprensa e, embora frisando que não estava pedindo a absolvição de Xandinho, reivindicou que o júri chegasse ao veredito sem se deixar influenciar pela mídia.
Oito testemunhas foram ouvidas e foi exibido o vídeo do assassinato. Xandinho já está preso desde a ocasião do crime, quando se apresentou acompanhado do advogado Flávio Horta (hoje presidente do Voltaço), uma semana depois do homicídio.
Os dois – que antes eram amigos – se desentenderam na exposição agropecuária de Rio Claro, naquele mesmo ano.
O crime provocou revolta entre parentes e amigos de Marlon, moradores da Vila Independência, em Barra Mansa. Eles fizeram várias manifestações em Volta Redonda, inclusive em frente à delegacia de polícia. (Fotos: Arquivo)
