Política
Sindicato apresenta reivindicações a prefeito
17/10/2011 17:26:31Depois de 630 dias no cargo, o prefeito Zé Renato, acompanhado do secretário de Administração, Mário Sérgio Fróes de Andrade, e do Consultor Jurídico, Ronaldo Souza Barbosa, recebeu o presidente do Sindicato dos Empregados e Funcionários Públicos de Barra Mansa, Nilton dos Santos para discutir a pauta de reivindicações dos servidores.
A primeira reivindicação apresentada foi o Plano de Cargos e Salários, que é uma das maiores preocupações da categoria. Segundo o prefeito, a elaboração do plano está quase terminando. "Pretendemos enviar o Plano de Cargos, totalmente revisto, à Câmara para votação até o fim do mês de novembro", afirmou Zé Renato
Nilton esclareceu que há uma grande preocupação por parte dos servidores quanto aos seus direitos e cobrou que o sindicato participe da elaboração do PCS. “Não somos contra o plano de carreira, cargos e salários, mas queremos entendê-lo bem e, é claro, participar de sua estruturação”, comentou.
O prefeito, após garantir que o sindicato será informado quando os estudos estiverem prontos, afirmou que o "esboço" do PCS é o mesmo desenvolvido pelo Ibam (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) há alguns anos e que o objetivo é nivelar os vencimentos. O Consultor Jurídico Ronaldo Barbosa afirmou que é um trabalho antigo, mais precisamente de 2001, que contou com a participação do jurista José dos Santos Carvalho Filho.
O presidente ressaltou a preocupação com o plano em desenvolvimento, temendo haver uma perda gradativa com o passar dos anos, ao que o prefeito respondeu que sabe que “não será uma maravilha", mas que o plano é necessário.
Também foi feito um pedido de aumento no valor do tíquete e no teto fixado para sua concessão, uma vez que em 2009 houve o aumento do valor, ficando inalterado o teto. Com isso, muitos servidores foram perdendo o direito tíquete. O prefeito disse que vai analisar a possibilidade.
Com relação ao reajuste salarial, Nilton cobrou que o funcionalismo está há muito tempo sem aumento. A questão foi respondida pelo consultor jurídico, justificando que o aumento estaria vinculado ao PCS.
Outro item da pauta foi o abono dado aos professores e que o sindicato queria que fosse estendido a todos os servidores. O prefeito ficou de estudar a reivindicação somente para os aposentados e pensionistas da Secretaria de Educação, pois o abono foi dado com a verba do Fundeb, específica para a educação.
Guarda Municipal
Sobre o descongelamento do adicional de curso de formação, que é uma reivindicação dos guardas municipais, Zé Renato alegou que não tem como atender também em função do PCS em desenvolvimento e que, com o plano, o adicional será extinto.