Nacional
Resende participa de Congresso Nacional de Guardas Municipais
29/09/2011 16:45:12Resende participou do XXI Congresso Nacional das Guardas Municipais, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de agosto,
O encontro contou com a participação da secretária-executiva do Conselho Nacional de Segurança Pública Regina de Luca Miki, e reuniu cerca de 166 municípios, 24 Estados e mais de 1.100 profissionais de várias regiões do país. Para Jances, “o congresso possibilitou uma troca de experiência entre as corporações de várias cidades, tendo mostrado ainda que a Guarda Municipal de Resende está no caminho certo ao reforçar sua presença nas ruas, principalmente nas vias públicas mais movimentadas do sistema viário”
De acordo com o comandante, no Congresso foram discutidos também temas como segurança e políticas públicas, diretrizes para a formação dos profissionais das guardas municipais, regulamento disciplinar, controle interno e externo, regulamentação das guardas, atribuições e competências específicas da corporação.
Ainda no congresso, um grupo de trabalho que reuniu representantes do Conselho Nacional das Guardas Municipais, sindicatos, membros de instituições e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, elaborou uma minuta do projeto de lei que será enviado ao Governo Federal, onde um dos temas contém diretrizes, atribuições e áreas de atuação das guardas, com foco na prevenção à violência. As representações presentes no congresso puderam contribuir com sugestões.