Especiais
Resende anuncia esquema especial de ônibus e segurança para Exapicor
29/09/2011 17:06:59Durante a 43ª Exapicor (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende), que vai comemorar oficialmente os 209 anos do município, os ônibus responsáveis pelo transporte público urbano vão funcionar em um esquema montado especialmente para o evento. Em todos os dias de realização da festa, que começa nesta sexta-feira e vai até a madrugada de quinta-feira, os ônibus passarão pelo Parque de Exposições todos os dias, fazendo ponto final na entrada do local sempre a partir de 23 horas. Os coletivos vão circular até o final de cada show.
No Parque de Exposições, para facilitar ainda mais o acesso do público, estará funcionando um ponto específico destinado aos táxis. Com relação ao trânsito, ele informou que o sistema nas imediações da Exapicor não vai ser modificado durante os festejos. No entanto, para diminuir riscos de congestionamentos após o final dos shows artísticos, a Prefeitura determinou que tanto os ônibus urbanos quanto os intermunicipais e fretamentos utilizarão o Acesso Oeste ao deixarem a área da Exapicor em direção à Rodovia Presidente Dutra.
“Nossa proposta, de apresentar o Acesso Oeste como melhor alternativa para ônibus, tem como objetivo evitar engarrafamentos, comuns após os shows, visto a grande movimentação de veículos. Dessa maneira, estaremos trabalhando no sentido de evitar transtornos para os usuários e motoristas de carros de passeio”, explicou o superintendente de Transporte e Trânsito da Prefeitura, Roque Cerqueira.
Ele anunciou também uma novidade, a respeito do estacionamento de veículos nas imediações do Parque de Exposições. O estacionamento só vai ser permitido até as proximidades do CIEP do Manejo. Os motoristas, no entanto, poderão utilizar a própria Rua Laís Neto dos Reis, em frente ao CIEP, entre outras ruas do bairro Alvorada, ou o próprio estacionamento pago, localizado no interior do Parque.
Toda a área de estacionamentos permanecerá sob monitoramento da Guarda Municipal, que atuará em parceria com a Polícia Militar. Os infratores serão multados, sob o risco de terem os carros rebocados, caso despeitem as normas do sistema de trânsito. Com a medida, as entradas de acesso ao bairro Morada da Colina, situado às margens da Estrada Resende-Riachuelo, em frente ao Parque de Exposições, serão liberadas apenas para moradores do bairro identificados.
Cerca de 300 homens vão ser responsáveis pela segurança do Parque de Exposições. De acordo com o presidente da comissão organizadora da Exapicor, Carlos Renke, toda a área do Parque será monitorada por câmeras de segurança e a Policia Militar destacará ainda 12 agentes especialmente para o serviço de policiamento a cavalo.
Além disso, cinco veículos da corporação da PM vão dar apoio ao trabalho de segurança, que contará também com 30 guardas municipais, diariamente. Outros 200 agentes de segurança foram contratados para o trabalho de vigilância patrimonial.
Outra medida importante visando garantir a segurança do público será a instalação, por parte da Polícia Militar, de quatro torres de observação na área de shows. Elas serão ocupadas por agentes munidos de rádios-transmissores, com o objetivo de agilizar o sistema de comunicação com outros policiais.