Cidades
Presos da Operação Resplendor foram denunciados pelo MPF em Volta Redonda
29/09/2011 16:45:29Foi o Ministério Público Federal em Volta Redonda que ofereceu denúncia à Justiça contra 58 suspeitos de integrar a quadrilha que distribuía e revendia combustível ilegalmente no Sul Fluminense. Entre os denunciados, o MPF obteve a prisão preventiva dos dois delegados e cinco agentes da Polícia Federal na cidade, quatro policiais civis e nove policiais militares. A ordem judicial, da 4ª Vara Federal de Volta Redonda, está sendo cumprida pela PF nesta quinta-feira (25), na Operação Resplendor.
A Justiça expediu 39 mandados de prisão preventiva. Entre as 58 pessoas denunciadas, além dos policiais, estão quatro fiscais da Receita estadual e empresários. O grupo é acusado pelo MPF de corrupção ativa e passiva, falsificação de documentos, prevaricação, advocacia administrativa e violação de sigilo funcional, entre outros crimes. Os servidores públicos acusados terão direito a apresentar defesa preliminar, como determina a legislação.
As investigações foram feitas pelo Setor de Inteligência da Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, sob acompanhamento do MPF. O esquema criminoso denunciado pelo MPF incluía o acobertamento policial criminoso a atividades comerciais ilícitas ou desleais à concorrência, especialmente a compra, distribuição e revenda clandestina de combustíveis, muitas vezes adulterados e com fraudes fiscais.
O processo tramita em segredo de justiça.