quarta-feira, 26 março 2025
Whatsapp | (24)99202-0053

Especiais

Prefeito de BM visita Zona Especial de Negócios

29/09/2011 17:07:09

O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato participou, na tarde desta quinta-feira, da visita técnica que foi realizada na área onde será instalada a ZEN (Zona Especial de Negócios). Além do prefeito, estiveram presentes os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Nogueira Feris, de Planejamento, José Marcos Rodrigues Filho, e o superintendente da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos), Célio José Magalhães. Eles receberam técnicos do Governo do Estado e representantes das empresas interessadas em realizar a obra. A visita faz parte do processo da licitação, que será realizada na próxima quinta-feira.

A ZEN será instalada numa área de aproximadamente 114 mil metros quadrados, às margens da Dutra, próximo ao bairro São Sebastião. O local poderá abrigar 23 empresas. Segundo o prefeito Zé Renato, iniciada a obra, ela tem um prazo previsto de 120 dias para ser concluída. O recurso para a realização da obra, que inclui terraplanagem e infra-estrutura da área, é de R$ 3,2 milhões, destinado pelo Governo Federal.

A implantação da Zona Especial de Negócios possibilitará a expansão de empresas já existentes no município e a atração de novas. “A intenção do prefeito Zé Renato é transformar o local no primeiro Polo Metal Mecânico do país, já que esse setor é bastante forte no município. As empresas que se instalarem na ZEN receberão da Prefeitura um termo de cessão de uso da área por 30 anos, renováveis por mais 30 anos, como forma de incentivo a permanecerem no município“, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Nogueira Feris.

Além disso, a Prefeitura de Barra Mansa busca também, junto ao Governo do Estado, a viabilização de incentivos estaduais para as empresas que vierem a se instalar na ZEN. Com a área pronta, inicialmente serão transferidas para lá as empresas que foram atingidas pelas fortes chuvas no início do ano e que estão instaladas atualmente em FMPs (Faixas Marginais de Proteção) do Rio Barra Mansa. A ação faz parte de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta), firmado entre a prefeitura, Metalsul, Ministério Público Estadual e Federal, Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e oito empresas, que prevê a regularização das mesmas. Em contrapartida, após serem transferidas para a ZEN, as empresas, que obtiveram junto ao Inea licenciamento ambiental provisório – o que dá a elas a oportunidade de conseguirem financiamentos para se recuperarem - se comprometeram a fazer a recuperação ambiental das áreas onde hoje estão instaladas irregularmente, com ações voltadas, principalmente, para a recuperação do Rio Barra Mansa.

 

 

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

14:03 Saúde