Cultura
Pinheiral saúda angolanos com apresentação de Jongo
09/02/2015 16:48:38A prefeitura de Pinheiral realizou na tarde de ontem, na Praça Brasil, uma apresentação de jongo para saudar a equipe do ASA (Atlético Sportivo Aviação) de Luanda, na Angola, que está concentrada no Centro de Treinamento João Havelange em Pinheiral, há mais de 20 dias. O jongo é uma dança brasileira de origem africana e é semelhante à dança angolana Semba.
"Foi uma troca muito rica de culturas. Estamos muito felizes em poder apresentar o jongo que é a manifestação da cultura afro-brasileira aos jogadores angolanos. Fazer esse intercâmbio foi muito gratificante e uma experiência única", disse Maria de Fátima, a Fatinha, uma das coordenadoras do grupo de Jongo do Centro de Referência de Estudo Afro do Sul Fluminense (CREASF).
O técnico do time, o brasileiro Roberto do Carmo, o Robertinho, que já jogou pelo Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama e como técnico se sagrou campeão em 2002 pelo time tricolor carioca, agradeceu a hospitalidade do prefeito.
- “A receptividade da cidade foi maravilhosa. Estamos há mais de 20 dias em concentração e foi um excelente momento de descontração e interação. Os jogadores se divertiram muito" – afirmou.
Durante a apresentação o prefeito falou sobre a satisfação em receber o time na cidade. "É uma honra tê-los em nossa cidade. Vivemos hoje, uma importante troca da cultura afro-brasileira. Nós que agradecemos", falou Arimathéa.
Os jogadores se empolgaram e com o prefeito dançaram ao som dos tambores. O prefeito arriscou uns passinhos da semba, uma das danças mais populares da Angola. Participaram da apresentação o prefeito Arimathéa e o vereador Rivalney Pedrosa.
A equipe está no país em treinamento e jogou amistosos contra o Vasco, Barra Mansa, Porto Real e Resende. Eles se preparam para campeonato Girabola, que começa no próximo dia 17, na Angola. A federação se despede do Brasil nesta quarta-feira.