Política
Pesquisa confirma favoritismo de Jonas
14/09/2012 06:55:59Pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo jornal A Voz da Cidade sobre as intenções de voto para a prefeitura de Barra Mansa aponta que, se as eleições fossem agora, Jonas Marins (PCdoB) seria eleito com 43,3% dos votos (pergunta estimulada, em que os nomes dos correntes são apresentados ao pesquisado). A pesquisa é da agência Mind, realizada entre os dias 8 e 10 deste mês que ouviu 600 eleitores e está registrada na Justiça Eleitoral com o número 00086/2012.
Segundo a Mind, o prefeito Zé Renato (PMDB) e a deputada estadual Inês Pandeló (PT) estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro, que é de 4% para mais ou para menos. Zé Renato aparece com 20,3% das intenções de votos, enquanto Inês tem 17,3%. O total de indecisos soma 10%.
A Mind também mediu a rejeição dos candidatos: Inês Pandeló tem 40% contra 38,3% de Zé Renato e 11,5% de Jonas. Outro dado relevante da pesquisa é que quase 70% dos entrevistados declararam que já estão totalmente decididos em relação ao voto para prefeito.
Em entrevista ao mesmo jornal, Inês disse que tem recebido “incentivo cada vez maior e mais entusiasmado” à sua candidatura. Já o prefeito Zé Renato – a exemplo do que declarou ao FOCO REGIONAL sobre a pesquisa divulgada em agosto – repetiu que a agência é a mesma que, na eleição de 2008, previu que ela perderia a eleição com 7% de diferença para Ademir Melo, sendo que ele se elegeu com 13 pontos percentuais de vantagem sobre o adversário:“Nossa coligação desacredita no resultado, face ao que percebemos na rua pela população”.
Jonas Marins disse que a pesquisa é uma fotografia do momento eleitoral. Evitando o clima de “já ganhou”, o candidato disse que mantém “os pés no chão”.