terça-feira, 17 maio 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Parlamento português rejeita moções de censura

04/10/2012 17:34:12

O Parlamento de Portugal, que é unicameral e formado por 230 deputados, rejeitou nesta quinta-feira as moções de censura ao governo propostas por pequenos partidos. As moções foram propostas porque os partidos rejeitam o plano de austeridade apresentado pelo governo, que impõe cortes e elevação de impostos.

As discussões se estenderam por quatro horas e o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, teve de prestar esclarecimentos aos parlamentares.

A Assembleia da República, que é o Parlamento de Portugal, é integrado atualmente por parlamentares de seis grupos políticos: o Partido Social Democrata (PSD),  Partido Socialista, (PS), Partido Popular (CDS-PP), Partido Comunista Português ( PCP), Bloco de Esquerda (BE)  e Partido Ecologista Os Verdes ( PEV).

As moções de censura foram propostas pelo PCP e pelo Bloco de Esquerda (BE). Durante as discussões de hoje, a deputada independente da bancada do PS, Isabel Moreira, anunciou que sua decisão era apresentar um voto a parte.

Passos Coelho defendeu a adoção das medidas de contenção, informando que o objetivo é “salvaguardar” quem ganha menos. O primeiro-ministro acrescentou ainda que 88% dos aposentados e pensionistas estão salvos de quaisquer medidas de redução de seus benefícios.

Nos últimos meses, o governo anunciou cortes de benefícios e aumento de impostos e tarifas públicas. Dirigentes sindicais reagiram às medidas convocando greves. Nesta manhã, houve registros de dificuldades no transporte ferroviário na região metropolitana de Lisboa, a capital portuguesa, em decorrência de paralisações-relâmpagos.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:52 Nacional