Especiais
PRF monta esquema especial no Carnaval
29/09/2011 16:47:41Segundo a PRF, as principais causas de acidente no estado do Rio são desatenção, falta de distância de segurança entre veículos, velocidade alta, animais na pista, desobediência à sinalização, ultrapassagem indevida, ingestão de bebida alcoólica e defeito mecânico.
Em 2008, entre a sexta-feira e a quarta-feira de cinzas foram registrados 255 acidentes, com 111 feridos e 11 mortes. Em 2007, foram 227 acidentes, 99 feridos e 3 mortos; e em 2006, os números foram 213, 152 e 12, respectivamente. Ao longo de 2008, foram 11.914 acidentes, com 4.470 feridos e 481 mortes.
Com a vigência da Lei Seca, serão usados 41 etilômetros durante o Carnaval. A orientação é que motoristas não bebam e que tenham paciência ao dirigir, já que é comum o grande fluxo de veículos no período. Motoristas que forem flagrados com sinais de embriaguez podem pagar multa de R$ 955,00 perder sete pontos na carteira e terem seu direito de dirigir suspenso por um ano. A ingestão de bebida alcoólica também pode ser caracterizada como crime, com pena que varia de seis meses a três anos de prisão.
A PRF orienta também que motoristas viajem com a documentação em dia e façam revisão no veículo. Deve-se verificar o sistema de frenagem, óleos lubrificantes, o nível água no radiador e o sistema de iluminação.
Além dos etilômetros, também serão usados radares fotográficos, palm yops, rádios individuais para os agentes de combate ao crime e motocicletas, que ajudarão a desobstruir vias em caso de acidentes ou congestionamento.
Na BR-101, tanto na região Sul quanto Norte, por serem importantes corredores de acesso às regiões litorâneas do estado, a polícia se dedicará a melhorar a fluidez do tráfego.
Na Rio-Santos (BR-101-Sul), trecho que liga o Rio à Costa Verde, estão sendo feitas obras de duplicação na via. Com isso, a pista simples de mão dupla costuma ter concentrações de veículos ainda maiores que nos demais trechos.
A rodovia Magé-Manilha (BR-493), muito usada como alternativa à Niterói-Manilha, possui uma obra no km 10, sem previsão de término e com uma das faixas interditadas. No local, o trânsito flui alternadamente entre as faixas de rolamento, causando retenções diariamente.