Educação
Novos membros do Conselho de Educação tomam posse em BM
29/09/2011 16:51:00Na tarde de hoje, o prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, empossou os 22 membros do Conselho Municipal de Educação (CME), entre titulares e suplentes. O conselho foi criado em 20 de fevereiro de 1991, pela Lei Complementar Municipal n º003 e alterado pela Lei Complementar Municipal nº19 de 20 de abril de 1998. Os membros permanecerão por dois anos à frente do conselho e se vão se reunir uma vez por mês na prefeitura e em outras datas caso haja necessidade. De acordo com Zé Renato, o objetivo do governo é garantir que Barra Mansa seja cada vez melhor e isso não pode acontecer sem passar pela educação.
“Eu penso que o conselho tem diretrizes fundamentais, mas acredito que dois pontos são principais: a fiscalização e o assessoramento, pois precisamos da parceria com vocês para conseguirmos chegar a todos os locais que devemos trabalhar”, destacou o prefeito.
O Conselho tem como objetivo fiscalizar as diretrizes e bases estabelecidas pela legislação federal e promover, assim, o desenvolvimento da educação no município e o fortalecimento do sistema municipal de ensino, atuando em estreita articulação com a secretaria Municipal de Educação. “Nós temos a idéia e sabemos das questões que precisam de atenção e com o apoio do conselho chegamos a uma solução que beneficie alunos e a educação em geral”, explicou a secretária.
Fazem parte das atribuições do conselho: baixar normas complementares para o sistema municipal de ensino quanto à sua organização e funcionamento, manter permanente intercâmbio com o Conselho Estadual de Educação e com demais conselhos municipais da região, aprovar diretrizes para educação de jovens e adultos, educação especial e educação profissional encaminhadas pela SME ( Secretária Municipal de Educação), entre outras. “O conselho é deliberativo e de assessoramento e nós, os novos representantes, temos o compromisso de zelar pela educação municipal junto com a SME”, disse uma das integrantes do conselho, Flordélia Rodrigues da Silva.
O conselho foi formado por meio de indicação de representantes dos setores que o compõem. Entre titulares e suplentes são seis representantes de diretorias da rede municipal, dois do Poder Executivo, dois do Poder Legislativo, dois do Sinpro (Sindicato dos Professores de Volta Redonda, Barra Mansa e Resende), dois que representem os pais de alunos, quatro da supervisão escolar, dois do Sinepe (Sindicato das Escolas Particulares) e dois do Conselho da Criança e do Adolescente. Os novos conselheiros são:
Titular: Ivete Gama de Oliveira
Suplente: Maria Aparecida Xavier da Silva
Titular: Luciana Barbosa Borges de Sá
Suplente: Maria das Graças Delphim Coutinho
Titular: Eliza Mara dos Santos Loureiro Cintra
Suplente: Sonia Vitória Toniato
Titular: Cláudio Crovatto
Suplente: Maurinéia de Moura Barros
Titular: Ver. Marcelos Borges da Silva
Suplente: Ver. Sonia Maria de Camargo Coutinho Parreira
Titular: Ziler de Carvalho Motta
Suplente: Cristina Gama Pires
Titular: Elza darcy Pires Dias da Silva
Suplente: Maria Aparecida Correa Ferreira
Titular: Flordélia Rodrigues da Silva
Suplente: Angélica Porto dos Santos
Titular: Maria Lúcia de Freitas
Suplente: Alexsandra Maria Beltrão Rosa
Titular: Pe. Marcos Roberto Barbosa de Brito
Suplente: Aurealice de Ataíde Cruz Calderaro Nogueira
Titular: Gildete L. M. Da Silva
Suplente: Elaine Cristina Gomes da Silva