quinta-feira, 17 julho 2025
Whatsapp | (24)99202-0053

Nacional

Ministério da Justiça enviará homens da Força Nacional para ajudar o Rio

29/09/2011 16:52:47

O Ministério da Justiça vai enviar 40 homens da Força Nacional de Segurança especializados em busca e salvamento para ajudar no resgate das vítimas das chuvas no Rio de Janeiro. Além dos militares, que são bombeiros em sua maioria, o governo federal também vai enviar um helicóptero esquilo para auxiliar nas buscas.

Os militares já atuaram no resgate de vítimas das enchentes que atingiram o Estado de Santa Catarina em 2007. A expectativa é que os militares embarquem logo depois do governador Sérgio Cabral (PMDB) formalizar o pedido de ajuda.

Ministério da Justiça, novos efetivos de militares ou helicópteros poderão ser enviados ao Estado caso haja maior necessidade de ajuda ao Rio --entre eles um helicóptero da Polícia Federal.

Segundo o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), o governo federal "não vai faltar" ao Rio com a ajuda que for necessária para minimizar os efeitos das chuvas no Estado.

O ministro disse que autoridades do governo federal estão em permanente contato com o governador do Rio, Sérgio Cabral, para discutir os reforços necessários ao Estado em consequência das chuvas..

"A população, o governo do estado e a prefeitura podem ter certeza de que o governo federal não vai faltar ao Rio de Janeiro’, afirmou.

Padilha confirmou a possibilidade do governo federal ampliar o repasse de recursos ao Estado do Rio, de forma emergencial, para ajudar no enfrentamento das enchentes.

Em evento nesta terça-feira no Rio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que pede a Deus o término das chuvas no Rio. Um temporal atinge o Estado desde a noite de ontem e já provocou 79 mortes.

Lula disse que "a humanidade não consegue controlar intempéries" e que quando chove muito, os transtornos são inevitáveis. Segundo o presidente, que foi obrigado a cancelar parte de sua agenda na cidade por causa da chuva. "A única coisa que podemos fazer num momento como esse é pedir a Deus que pare um pouco a chuva para que a situação retorne à normalidade".

Ele aprovou a recomendação do prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes, para que as pessoas permaneçam em suas casas e não se arrisquem nos alagamentos.

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

13:05 Cidades