Política
Jonas Marins aponta dificuldades ao assumir o governo
11/01/2013 16:29:14
O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, começou esta semana, por meio de entrevistas à imprensa, a prestar contas à população de como encontrou a prefeitura. Apesar de não se dizer preocupado e nem desanimado, Jonas lamentou que informação precisa foi passada do governo anterior para sua equipe.
- O bom senso sempre determina que a transição deve ser feita com a maior clareza possível, mas aqui em Barra Mansa isso, infelizmente, não aconteceu. Durante o processo de transição, o ex-prefeito não quis se encontrar comigo nenhuma vez, tanto que a última vez que eu o vi foi no debate da TV Band ainda na campanha. Essa falta de compromisso nos obrigou a começar do zero. Computadores com arquivos apagados, processos que não são encontrados e outras irregularidades têm sido uma constante em todos os setores da administração municipal, esclareceu Jonas.
Ainda segundo o prefeito, além desses problemas ele também foi surpreendido com uma dívida de milhões de reais deixada pelo governo anterior. “Assim que assumi, tomei conhecimento de que o Visa Vale, que é o vale alimentação pago aos servidores, não tinha sido creditado no mês de dezembro. Nos comprometemos a pagá-lo até o dia 09 deste mês, mas conseguimos creditá-lo no dia 05”, informou Jonas, acrescentando que 2.419 funcionários ficaram sem receber o benefício e que a dívida era de cerca de R$ 500 mil. Além do Visa Vale, o governo anterior também deixou de pagar o vale transporte dos servidores. Essa situação também já foi regularizada.
Serviços essenciais como a coleta de lixo e o abastecimento de água estiveram prestes a serem suspensos por causa das dívidas deixadas pelo governo passado. “O serviço de coleta de lixo está há três meses sem ser pago. Ele só não foi suspenso porque temos uma boa relação com a gerência da empresa, que confiou na nova administração e está mantendo o serviço até que possamos saldar a dívida de cerca de R$ 900 mil. A dívida total do Saae é de quase R$ 6 milhões. A autarquia é responsável pelo fornecimento de água para toda cidade e correu o risco de ter seus serviços prejudicados por causa dessa dívida que não foi paga pela administração anterior”, revelou Jonas.
Segundo o diretor executivo do Saae, engenheiro Horácio Guimarães Delgado Júnior, essa dívida inviabiliza qualquer investimento neste momento. “Hoje, a autarquia arrecada apenas o suficiente para seu custeio. Estamos pensando em algumas alternativas para melhorar a arrecadação, sem aumentar as tarifas de água e esgoto. Mesmo assim, com certeza, levaremos muito tempo para sanear as finanças do Saae”, disse Horácio.
O FOCO REGIONAL tentou entrar em contato com o ex-prefeito Zé Renato, mas não obteve resposta.